Carlos Filipe de Orleães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pretendente
Carlos Filipe de Orleães
Reivindicação
Título(s) Duque de Anjou
Dados pessoais
Nascimento 3 de março de 1973 (51 anos)
Paris,  França
Cônjuge Diana de Cadaval (2008-2022)

Naomi-Valeska Kern (2023-presente)

Descendência Isabelle de Orleães
Casa Orleães
Pai Michel Joseph Benoît Marie de Orléans
Mãe Béatrice de Pasquier de Franclieu
Brasão de armas dos príncipes Francisco de Borbón y Escasany, duque de Sevilha e Charles-Philippe d'Orléans, duque de Anjou.

Carlos Filipe Maria Luís de Orleães (em francês: Charles-Philippe Marie Louis d’Orléans) (Paris, 3 de Março de 1973), é filho do príncipe Miguel José de Orléans, filho da França e conde de Evreux, e de Béatrice Pasquier de Franclieu.

Ostenta o título de cortesia de duque de Anjou e é um descendente directo do rei Luís Filipe I de França, último monarca de França da Casa de Bourbon pelo ramo cadete da Casa de Orléans.

Educação e carreira[editar | editar código-fonte]

Carlos Filipe passou a infância e parte da sua adolescência na Espanha, onde os seus pais foram criados desde 1973. Estudou em Madrid. O ensino secundário foi realizado na França, no Colégio de Juilly e depois, na escola de ensino médio Carlos Magno, em Paris.[1]

Após o seu bacharelato, Carlos estudou Ciência Política e Relações Internacionais, na França e na Suíça. Após se graduar, ele começou a sua carreira no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a sua primeira missão foi realizada durante a crise no Ruanda de 1994. Foi um dos responsáveis pela imprensa e da criação de infra-estruturas logísticas em campos de refugiados em Kigali.

Militar de carreira há mais de oito anos, trabalhou na Direcção de Relações Externas e foi nomeado chefe oficial de imprensa no Ministério da Defesa.

Em 2001, Carlos recebeu o posto de adido de imprensa da Presidência francesa da União Europeia para o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Depois, em 2002, deixou o Departamento de Defesa e após ter-se pós-graduado em CELSA, participou na criação de um organismo consultivo de estudos na área da inteligência comercial e político-militar,[2] em Neuilly-sur-Seine.

Caridade[editar | editar código-fonte]

Em 2006, Carlos criou a Fundação Saint-Lazare, ligada à ordem do mesmo nome e financiada pela Sociedade Mundial, um think tank internacional cuja missão, inspirada pelo conde de Paris, é o de racionalizar a utilização da água.

Ele é também o fundador da associação Hannusia e padrinho da Associação Vesna Primavera da Ucrânia (criada pela cantora Ouliana Tchaïkowski), cujo objetivo é o de angariar fundos para a compra, entre outras coisas, de medicamentos e equipamento cirúrgico para os dois hospitais para as crianças vítimas da catástrofe de Chernobil, na cidade de Lviv.[3]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 21 de junho de 2008, em Évora, casou com Diana Álvares Pereira de Melo, alegada representante do título de 11.ª Duquesa de Cadaval, e prima distante do Duque de Bragança, na Sé Catedral de Évora.

A única filha do casal, Isabelle de Orléans, nasceu no dia 22 de fevereiro de 2012, em Lisboa.[4] O nome foi-lhe concedido em homenagem à sua bisavó, a princesa Isabel de Orléans e Bragança, condessa de Paris.[5][6] O padrinho da criança foi o então Príncipe Filipe de Espanha.[7]

Em 2022, foi anunciado o divórcio de Diana de Cadaval e Charles-Philippe d'Orléans.[8]

Em março de 2023, foi anunciado o seu noivado com Naomi-Valeska Kern, viúva do estilista alemão Otto Kern.[9]

Em 9 de setembro de 2023, Carlos Filipe casou com Naomi-Valeska numa cerimónia civil.[10]

Referências

  1. Philippe de Montjouvent, «Charles-Philippe Marie Louis d'Orléans» dans Les Comte de Paris et sa descendance, Éditions du Chaney, p. 323.
  2. Ministère de la Défense
  3. Voir à ce propos:Les Manants du Roi
  4. Group, Global Media. «Duquesa De Cadaval - Diana de Cadaval deu à luz uma menina - Pessoas - DN». DN. Consultado em 16 de janeiro de 2016 
  5. Point de Vue N°3013, 19-25 Abril 2006
  6. Poit de Vue Nº 3127 25 Junho - 1 Julho 2008
  7. Gente, Nova. «Felipe De Espanha - Padrinho de Isabelle». Revista Nova Gente. Consultado em 16 de janeiro de 2016 
  8. Flash (9 de fevereiro de 2022). «Acabou! Casamento de Diana de Cadaval e do príncipe Charles-Philippe d'Orléans chegou ao fim». Flash. Consultado em 5 de julho de 2023 
  9. Histoires Royales
  10. https://www.hola.com/novias/20230916350328/vestidos-de-novia-naomi-valeska-boda-carlos-felipe-de-orleans/

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Miguel José de Orléans, filho da França e conde de Evreux
Linha de sucessão ao trono francês (orleanista)
7.ª posição

1973 — presente
Sucedido por
Francisco de Orléans