Praça Argentina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praça Argentina
Localização Centro Histórico, Porto Alegre
País  Brasil
Tipo Pública
Administração Prefeitura Municipal de Porto Alegre

A Praça Argentina é uma praça localizada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Fica ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, entre a Avenida João Pessoa e o prédio da Escola de Engenharia da UFRGS[1].

Já foi denominada de Ladeira do Oitavo e Ladeira do Portão e, em 1858, de Praça da Independência. Em 1921 recebeu o atual nome, em homenagem ao país que faz fronteira com o Rio Grande do Sul, a Argentina[2].

Em 1927, o prefeito Otávio Rocha iniciou uma reforma na praça, construindo muralhas de contenção na parte leste, em frente à Escola de Engenharia, jardim, escadarias e sanitários, concluída em 1929.

Em 1935 recebeu um pequeno monumento oferecido pela colônia argentina em Porto Alegre. Conta, ainda, com o Monumento a Apolinário Porto-Alegre, Homenagem ao 1º Centenário Farroupilha, um busto de José de San Martín (que originalmente estava alocado de frente ao Monumento aos Açorianos, e que foi restaurado e realocado na Praça Argentina[3]), e frades de pedra, remanescentes dos antigos frades que eram instalados diante das casas para amarrar cavalos e outros animais de montaria e tração[4].

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Praça Argentina no Google maps
  2. Praça Argentina Site da Prefeitura de Porto Alegre - acessado em 5 de fevereiro de 2011
  3. O novo astral da Praça Argentina. Zero Hora. Porto Alegre, 24 ago. 2010, p.39
  4. Praça Argentina Site da Prefeitura de Porto Alegre

Ligações externas[editar | editar código-fonte]