Praia da Rata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia da Rata

A Praia da Rata (ou das Moitas) situada no Monte Estoril.

Descrição
Tipo de praia
Oceânica
Banhada por
Faixa de areia
Areia dourada
Funcionamento
Acesso público
Livre

A Praia da Rata[1][2] (seu nome original), posteriormente chamada de Praia das Moitas[3] (sobretudo para os turistas e para os veraneantes), é uma praia portuguesa situada entre Cascais e o Estoril, nomeadamente no Monte Estoril.

A Praia da Rata é uma pequena enseada que servia o antigo Hotel Estoril-Sol e onde agora se ergue um moderno edifício do arquiteto Gonçalo Byrne.

O nome desta praia dado pelos locais teve origem devido à existência de pequenos roedores que, no passado, nela deambulavam devido às saídas de antigos esgotos. Hoje a praia e a água estão limpas, mas persistiu o nome que dá origem a infindáveis trocadilhos verbais e piadas humorísticas. É muito comum escutar-se, por graça: "Vou apanhar sol na Rata!".

A Praia da Rata é uma praia de pequenas dimensões situada ao longo do paredão que constitui o passeio marítimo entre Cascais e o Estoril, perto da estação de caminhos de ferro do Monte Estoril.

O pontão que a ladeia é o responsável pela acumulação de areia que permite o descanso dos banhistas. A zona, no entanto, é rochosa, o que obriga os veraneantes a entrarem com cautela no mar e a verem bem onde põem os pés, para não se magoarem.

Estando situada em pleno espaço pedonal, a meio caminho entre Cascais e o Monte Estoril, a praia não tem estacionamento, sendo acessível através de um curto passeio a pé ou de bicicleta. É servida por duas esplanadas junto ao areal.[4]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]