Prešov (região)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Prešov ou Presov
Prešovský kraj
Coats of arms of None.svg Presovsky vlajka.svg
Brasão Bandeira
Capital Prešov
População 789.968 habitantes
Censo 25 de maio de 2001
Área 8.992,7 km²
Densidade 87,85 hab/km²
População estimada
em 31 de dezembro de 2004
796.745 habitantes
Localização na Eslováquia
Presov kraj.png
Mapa da região
Okresy kraj Presov Slovakia.png

Prešov ou Presov (eslovaco: Prešovský kraj) é uma região da Eslováquia, sua capital é a cidade de Prešov.

Distritos[editar | editar código-fonte]

Presov okresy.png

A região de Prešov inclui 13 distritos (okresy) e 666 municípios, dos quais 23 são cidade/vila. A região foi estabelecida em 1996 e é a região com maior população em todo o país.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A região está localizada no nordeste da Eslováquia e tem uma área de 8,975 km². É uma região predominantemente montanhosa. As repartições das Tatras – High Tatras e Belianske Tatras concentram-se na sua quase totalidade nesta região e é nela que se inclui o ponto mais alto da Eslováquia – Gerlachovský štít (2,654m). Outras montanhas e pontos elevados na região são Šarišská Vrchovina, Čergov, Ondavská Vrchovina, Slanské vrchy, Pieniny, Levoča Hills, Laborecká Vrchovina, Bukovské Vrchy, Montanhas Vihorlat e Eastern Slovak Lowland. As bacias da região de Prešov são Podtatranská Kotlina, Hornadská Kotlina]] e Bacia de Košice Basin.

Os principais rios da região de Prešov são o rio Poprad a oeste, uma pequena parte do Hornád a sudoeste, uma pequena parte do Dunajec a norte, o Torysa no centro e o Ondava e Laborec a este. Em termos de regiões administrativas, a região faz fronteira com a Polónia a norte, a Ucrânia a este, a Região de Košice a sul, a Região de Banská Bystrica a sudoeste e a Região de Žilina a oeste.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A densidade populacional da região é de 90.8 habitantes por km², abaixo da média do país (110 per km²). As maiores cidades e vilas são Prešov, Poprad, Humenné e Bardejov. De acordo com o census de 2011, existem 814.527 habitantes na região, sendo a maioria eslovacos (90.7%), com minorias de ciganos (4.0%), Rusyns (2.7%), ucranianos (<1%) e checos (<0.5%).[1]

Regiões da Eslováquia Bandeira da Eslováquia

Bratislava | Trnava | Trenčín | Nitra | Žilina | Banská Bystrica | Prešov | Košice

  1. «POPULATION AND HOUSING CENSUS 2001 - Tab. 3a». Web.archive.org. 29 de novembro de 2006. Consultado em 19 de agosto de 2013. Arquivado do original em 29 de novembro de 2006