Saltar para o conteúdo

Prelo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Eliminação de redirecionamento de predefinição (consenso), e outras correções menores, replaced: {{refsection → {{Referências utilizando AWB (7794)
MUDEI APENAS A DATA DE 1450 PARA 1452 E ACRESCENTEI O NOME MAINZ NA ALEMANHA DE ACORDO COM OS MEUS CONHECIMENTOS TEOLÓGICOS POR MEIOS DE UMA ACESSÓRIA MUITO SEGURA DA FACULDADE GOSPEL UM ABRAÇO ESTOU A DISPOSIÇÃO
Linha 1: Linha 1:
'''Prelo''' é uma forma de impressão [[gráfica]], considerada pioneira na reprodução de [[livros]] comparado ao que se tinha na época. A invenção é do alemão [[Johann Gutenberg]] que, em 1450, adaptou a prensa utilizada na produção de [[vinho]] para uma máquina de impressão gráfica.
'''Prelo''' é uma forma de impressão [[gráfica]], considerada pioneira na reprodução de [[livros]] comparado ao que se tinha na época. A invenção é do alemão [[Johann Gutenberg]] que, em 1452,em Mainz na ALEMANHA adaptou a prensa utilizada na produção de [[vinho]] para uma máquina de impressão gráfica.
O mecanismo era composto por uma alavanca que fazia pressão sobre as [[letras]] tingidas de tinta que ao entrarem em contato com o [[papel]] faziam a impressão.
O mecanismo era composto por uma alavanca que fazia pressão sobre as [[letras]] tingidas de tinta que ao entrarem em contato com o [[papel]] faziam a impressão.



Revisão das 17h31min de 12 de abril de 2014

Prelo é uma forma de impressão gráfica, considerada pioneira na reprodução de livros comparado ao que se tinha na época. A invenção é do alemão Johann Gutenberg que, em 1452,em Mainz na ALEMANHA adaptou a prensa utilizada na produção de vinho para uma máquina de impressão gráfica. O mecanismo era composto por uma alavanca que fazia pressão sobre as letras tingidas de tinta que ao entrarem em contato com o papel faziam a impressão.

As imagens eram feitas em uma chapa só, como um grande carimbo. Já os textos e frases eram compostos por várias letras individuais. Dessa forma, como os textos precisavam de várias letras repetidas para a sua composição, era necessária uma coleção do mesmo tipo. Para aguentar a pressão que a máquina produzia, as peças eram feitas em metal resistente.[1]

Diz-se no prelo do material, geralmente livro, já na editora, em processo de edição e impressão.[2]

Referências

  1. http://cienciahoje.uol.com.br
  2. Dicionário Houaiss, Editora Objetiva