Prosopografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A prosopografia é o estudo da carreira de uma pessoa através da informação sobre ela constante em fontes históricas[1]. A pesquisa prosopográfica tem por objetivo desvendar os padrões de relações e atividades via estudo da biografia da coletividade.

O desenvolvimento da prosopografia pode ser dividido em duas escolas: a escola elitista e a escola de massas[2]. Em resumo, aqueles da escola elitista preocupam-se com a dinâmica de pequenos grupos e os temas de estudo são, via de regra, as elites de poder. A técnica se baseia em uma investigação detalhada da genealogia, dos interesses comerciais e políticos do grupo, para isto, é largamente utilizado o estudo de casos e pouco utilizado estudos estatísticos. Já a escola de massas é mais voltada para o estudo das massas e inspira-se nas Ciências Sociais. Os adeptos desta escola entendem que a história é determinada mais pelos movimentos da opinião popular do que pelas decisões das elites e são mais preocupados com a história social do que com a política e buscam investigar um rol mais amplo de questões.

As duas escolas, diferem significativamente em seus objetos de estudo e um pouco em métodos e pressupostos, mas ambas possuem maior interesse no grupo que nos indivíduos. As matérias-primas com as quais os estudos prosopográficos foram e são elaborados são principalmente de três grandes tipos: listas simples de nomes de ocupantes de certos cargos ou títulos ou qualificações profissionais ou educacionais; genealogias de famílias; dicionários biográficos inteiros, que são usualmente elaborados em parte com base nas duas primeiras categorias e em parte com base em uma variedade de fontes infinitamente mais ampla[2].

Etimologicamente, prosopografia significa a "descrição de uma pessoa" (do grego prosopon: «personagem de teatro»).

CONCEITOS:

A palavra "prosopográfico" se origina do grego "prosopongrafhein" (prósopon= rosto + grafhein= descrever). O exame prosopográfico é a descrição da figura humana, em especial da sua face,  de forma comparativa, evidenciando semelhanças ou diferenças entre duas imagens nos aspectos físicos gerais e específicos.

O termo prosopografia também é utilizado na Sociologia para definir o “estudo de biografias coletivas,  das indicações sobre a origem, o status ou também a situação patrimonial de indivíduos vinculados a nomes de pessoas ou outras designações”. No âmbito forense, porém, tem sentido diverso como ramo de atuação pericial no âmbito da Representação Facial Humana – RFH, e vai ao encontro do viés científico da identificação humana por meio de comparações metodológico- científicas, do viés policial e jurídico da busca de identificação de criminosos, do viés administrativo da identificação de pessoas, baseando-se também nos primórdios históricos da identificação, assim, prosopografia é a aplicação científica de técnicas comparativas de figuras humanas, especialmente no  confronto das faces, visando identificação de imagens questionadas, em confronto com padrões de imagens.

Alguns dos mais importantes dicionários da língua portuguesa no Brasil, assim conceituam a prosopografia:

Dicionário Aulete:

Prosopografia:

s. f. || descrição das feições do rosto. || Esboço de uma figura. F. gr. Prosopon (rosto) +graphein (descrever)+ia.

* Consulta em 11/11/2012: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&palavra=prosopografia#ixzz2Bii8Sp9a 

Dicionário Michaellis:

prosopografia

pro.so.po.gra.fi.a

sf (prosopo+grafo1+ia1) 1 Descrição das feições do rosto. 2 Esboço de uma figura.

* Consulta em 11/11/2012: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=prosopografia

Dicionário Houaiss:

prosopografia

substantivo feminino ( 1858 cf. MS6) ret

descrição dos traços fisionômicos, da figura, do porte de uma pessoa

* Consulta em 11/11/2012: http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=prosopografia 

Para os historiadores da antiguidade, a prosopografia era uma ciência auxiliar da história, cujo objetivo era o de estudar as biografias dos membros de uma categoria específica da sociedade, principalmente elites, sociais ou políticas.

Por metonímia, prosopografia refere também o livro em que personagens são ordenados alfabeticamente e os registos individuais, com uma descrição das características selecionadas para o estudo.

Notas

  1. ENCARNAÇÃO, José de. Introdução ao Estudo da Epigrafia Latina. Coimbra, Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1997,
  2. a b Stone, Lawrence. . "Texto fundamental prosopografia". Revista de Sociologia e Política. DOI:10.1590/S0104-44782011000200009.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.