Puro-sangue lusitano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Puro-sangue lusitano
Montaria num puro-sangue lusitano.
Nome em inglês Lusitano
Origem Península Ibérica
Temperamento Dócil , voluntário
Pelagem Todas, geralmente castanha ou cinzenta
Uso Adestramento
Tourada
espectáculo e salto
Influências Sorraia e Árabe
Altura 1,52–1,62 m


Cavalos Lusitanos da Guarda Nacional Republicana (G.N.R.) patrulha da Costa da Caparica na Praia da Saúde.

O puro-sangue lusitano (PSL) é uma raça de cavalos com origem em Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de cinco mil anos[1]

Os seus ancestrais são comuns aos da raça Sorraia e Árabe. Essas duas raças formam os denominados cavalos ibéricos, que evoluíram a partir de cavalos primitivos existentes na Península Ibérica dos quais se supõe descenderem directamente o pequeno grupo da raça Sorraia ainda existente. Pensa-se que essa raça primitiva foi cruzada com cavalos berberes oriundos do Norte de África e mais tarde tiveram também influência do árabe.

O puro-sangue lusitano apresenta aptidão natural para alta escola (Haute École) e exercícios de ares altos, uma vez que põe os membros posteriores debaixo da massa com grande facilidade. Assim, o Lusitano revela-se não só no toureio e equitação clássica, mas também nas disciplinas equestres federadas como dressage, obstáculos, atrelagem e, em especial, equitação de trabalho, estando no mesmo patamar que os melhores especialistas da modalidade.

Foram estes cavalos portugueses, os utilizados na produção do filme "O Senhor dos Anéis".

Terminologia[editar | editar código-fonte]

Esta raça é também conhecida sob as denominações de : Lusitano e de Puro-sangue lusitano por analogia com o Puro-sangue espanhol ou Pura-raça espanhol. A denominação oficial do stud-book português é Puro-sangue lusitano.

Nomes dos equinos[editar | editar código-fonte]

Cada ano equestre corresponde uma letra do alfabeto, sendo obrigatório o registro animais PSL com nomes que se iniciem com essa letra. O ano equestre inicia em 1 de Julho correspondendo uma letra do alfabeto português antigo (com letras sequenciais do alfabeto português actual, excluindo-se as letras K, W e Y).

Início do ano equino 2003 Julho 2004 Julho 2005 Julho 2006 Julho 2007 Julho 2008 Julho 2009 Julho 2010 Julho 2011 Julho 2012 Julho 2013 Julho 2014 Julho 2015 Julho 2016 Julho 2017 Julho 2018 Julho 2019 Julho 2020 Julho 2021 Julho 2022 Julho 2023 Julho 2024 Julho 2025 Julho 2026 Julho
Letra Z A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

Portanto um cavalo PSL nascido entre 1 de Julho de 2004 e 30 Junho de 2005 tem um nome iniciado pela letra A.

A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) permite em caso de registros com nome igual a um já existente nesse ano, ser adicionado um sufixos com as iniciais do criador e no máximo três palavras ou 26 caracteres[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. History and origin of the Andalusian and Lusitano breed Arquivado em 12 de fevereiro de 2012, no Wayback Machine. (em inglês).
  2. Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano. «REGULAMENTO DO SERVIÇO DE REGISTRO GENEALÓGICO DO CAVALO DE PURO SANGUE LUSITANO». Consultado em 27 de dezembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Puro-sangue lusitano
Ícone de esboço Este artigo sobre cavalos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.