QCad
QCad é um software livre na área de CAD, disponível para Linux, Mac OS X, Unix e Microsoft Windows.[1] Uma das principais características do Qcad é que ele gera e reconhece os arquivos com a extensão .DXF um padrão de intercâmbio dos softwares de cad, desenvolvido inicialmente para o AutoCAD da Autodesk, e se torna uma espécie de padrão, comum a todos os softwares da área. A GUI do programa é baseada no framework Qt.
Ferramentas
[editar | editar código-fonte]A interface do Qcad permite a geração de todas as entidades bidimensionais 2D, normais aos softwares de CAD.
O software usa o formato DXF internamente para salvar e importar arquivos. Suporte ao popular formato DWG está disponível por meio de um plugin comercial baseado nas bibliotecas Open Design Alliance DWG.
Desenvolvimento
[editar | editar código-fonte]O QCAD é parcialmente lançado sob a GNU General Public License.[2] Pacotes pré-compilados são disponíveis para plataformas Linux de 32-bit e 64-bit, Microsoft Windows e macOS.
O desenvolvimento do QCAD é feito pela RibbonSoft. Este trabalho iniciou-se em Outubro de 1999. O QCAD 2, projetado para fazê-lo mais produtivo, mais amigável, mais flexível e aumentar sua compatibilidade com outros produtos, começou a ser desenvolvido em Maio de 2002. O QCAD 3 foi lançado em Agosto de 2011 com uma interface ECMAScript (JavaScript) sendo sua maior melhoria. [3]
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Site oficial do QCad
- Repositório no GitHub
- TheCadTrain.com Screencast video tutorial (em inglês)
- Tutorial (em inglês)
Referências
[editar | editar código-fonte]- ↑ Mustun, Andrew (15 de abril de 2021). «QCAD - 2D CAD for Windows, Linux and Mac». RibbonSoft (em inglês). Consultado em 18 de maio de 2021
- ↑ Mustun, Andrew (17 de junho de 2013), QCAD 3.1 released as open source, QCAD, consultado em 18 de maio de 2021.
- ↑ Mustun, Andrew (20 de julho de 2012), QCAD 3 released, QCAD, consultado em 4 de novembro de 2022.