QCad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Interface gráfica do Qcad.

QCad é um software livre na área de CAD, disponível para Linux, Mac OS X, Unix e Microsoft Windows.[1] Uma das principais características do Qcad é que ele gera e reconhece os arquivos com a extensão .DXF um padrão de intercâmbio dos softwares de cad, desenvolvido inicialmente para o AutoCAD da Autodesk, e se torna uma espécie de padrão, comum a todos os softwares da área. A GUI do programa é baseada no framework Qt.

Ferramentas[editar | editar código-fonte]

A interface do Qcad permite a geração de todas as entidades bidimensionais 2D, normais aos softwares de CAD.

Screnshot do Qcad onde é possível observar algumas das características de desenho.

O software usa o formato DXF internamente para salvar e importar aqruivos. Suporte ao popular formato DWG está disponível por meio de um plugin comercial baseado nas bibliotecas Open Design Alliance DWG.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O QCAD é parcialmente lançado sob a GNU General Public License.[2] Pacotes pré-compilados são disponíveis para plataformas Linux de 32-bit e 64-bit, Microsoft Windows e macOS.

O desenvolvimento do QCAD é feito pela RibbonSoft. Este trabalho iniciou-se em Outubro de 1999. O QCAD 2, projetado para fazê-lo mais produtivo, mais amigável, mais flexível e aumentar sua compatibilidade com outros produtos, começou a ser desenvolvido em Maio de 2002. O QCAD 3 foi lançado em Agosto de 2011 com uma interface ECMAScript (JavaScript) sendo sua maior melhoria. [3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Mustun, Andrew (15 de abril de 2021). «QCAD - 2D CAD for Windows, Linux and Mac». RibbonSoft (em inglês). Consultado em 18 de maio de 2021 
  2. Mustun, Andrew (17 de junho de 2013), QCAD 3.1 released as open source, QCAD, consultado em 18 de maio de 2021 .
  3. Mustun, Andrew (20 de julho de 2012), QCAD 3 released, QCAD, consultado em 4 de novembro de 2022 .
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.