ECMAScript

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

ECMAScript é uma linguagem de programação baseada em scripts, padronizada pela Ecma International na especificação ECMA-262. A linguagem é bastante usada em tecnologias para Internet, sendo esta base para a criação do JavaScript/JScript e também do ActionScript.

História[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 1995, a Sun Microsystems e a Netscape Communications Corporation anunciaram o JavaScript num press release, baseado nos trabalhos de Brendan Eich da Netscape sob o nome Mocha e, mais tarde, LiveScript. Em março de 1996 a Netscape Communications Corporation lançou o Navegador Netscape 2.0, com suporte para JavaScript. Com o sucesso do JavaScript como linguagem de scripting para o desenvolvimento de páginas web, a Microsoft, por sua vez, desenvolveu uma linguagem bastante próxima baptizada de JScript, incluída mais tarde no Internet Explorer 3.0, lançado em agosto de 1996.

A Netscape submeteu as especificações do JavaScript para padronização pela Ecma International; o trabalho na especificação, ECMA-262, começou em novembro de 1996. A primeira edição do ECMA-262 foi adaptada pela ECMA General Assembly em junho de 1997[1] .

ECMAScript é a linguagem de scripts padronizada pelo ECMA-262. Tanto a tecnologia JavaScript quanto a JScript são compatíveis com ECMAScript, porém cada um provê recursos adicionais não descritos na especificação ECMA.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ECMA-262.pdf (objeto application/pdf). www.ecma-international.org. Página visitada em 23 de fevereiro de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.