Comunicado de imprensa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Comunicado de imprensa, boletim de imprensa ou press release[nota 1] é um comunicado feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento de interesse pessoal, coletivo ou midiático.[1] Por trás de tais comunicados estão geralmente assessores de imprensa ou empresas de relações públicas.[2] Essa forma de comunicação surgiu em meados da década de 1950 e tornou-se veículo de comunicação indispensável de empresas do mundo todo.[3]

Tal boletim informativo é muito usado por organizações, empresas e pessoas da vida pública para a divulgação de produtos, serviços, acontecimentos, etc., muitas vezes também via agências de relações públicas.[2] A partir daí o veículo de comunicação poderá ou não criar uma notícia ou até uma reportagem do assunto referido nesse comunicado.

Um exemplo de release foi a notícia dos 500 mil artigos da Wikipédia lusófona.

Notas

  1. Nesse caso, usualmente simplificado como release

Referências

  1. Conrad Jones (2015). E-books: Como escrever, publicar e vender livros no mercado Babelcube Inc. [S.l.] p. 72. ISBN 9781507115503. 
  2. a b José Guimarães Mello (2003). Dicionário multimídia: jornalismo, publicidade e informática Arte & Ciência [S.l.] p. 351. ISBN 9788574731018. 
  3. Da edição (2007). «Verbete press release». Dictionary.com. Consultado em 8 de dezembro de 2015. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Comunicado de imprensa
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.