Imprensa rosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
  • Não tem fontes.
  • Texto necessita de revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa.

Imprensa rosa ou Imprensa cor-de-rosa é o nome que se dá, genericamente (e principalmente na Europa), aos veículos de imprensa especializados em cobrir o cotidiano das pessoas, sejam celebridades ou gente comum, bem como à especialização da profissão jornalística em hábitos de comportamento

Revistas de celebridades[editar | editar código-fonte]

As chamadas revistas de celebridades são focadas na vida íntima de pessoas conhecidas na sociedade, como membros da elite, milionários, figuras do chamado Jet-set, atores e atrizes de TV, cantores, músicos, cineastas e artistas em geral. Às vezes, estas revistas são criticadas por fazerem sua cobertura de forma intrusiva e cometer Invasão de Privacidade de pessoas que, embora famosas, não querem ter sua intimidade devassada. Muitos personagens, por outro lado, se oferecem para dar entrevistas e posar para fotos, compactuando com o chamado "culto à celebridade".

No Brasil, as mais famosas são a revista "Caras", "VIP", "Quem", "ISTOÉ Gente" e "Contigo!". Em Portugal, são famosas as revistas "Caras", "Vip, "Maria" e "Nova Gente".

Na França, uma revista típica é a Point de Vue, especializada em personalidades das casas reais e dinásticas européias.

Coluna Social[editar | editar código-fonte]

A Coluna Social é uma seção típica de grandes jornais e costuma trazer notas e fotos sobre personalidades da elite (de uma cidade, região ou país). Não raro, colunas sociais são criticadas por alimentarem boatos, rumores e fofocas. Além dos jornais, as colunas sociais também costumam ser bastante empregadas na televisão, através de programas em que os repórteres, ou até mesmo o próprio apresentador, costumam entrar em festas da alta-sociedade, entrevistando todas as personalidades presentes em cada evento.

No Brasil, Amaury Jr., Otávio Mesquita, Ibrahim Sued, Ricardo Boechat, César Tartaglia, Heloísa Tolipan, Hildegard Angel, Chris Flores, Márcia Peltier,Sônia Abrão, Ancelmo Gois e Joaquim Ferreira dos Santos são ou foram colunistas sociais famosos.

Em Portugal, alguns dos mais conhecidos colunistas são Cláudio Ramos, José Castelo-Branco, Carlos Castro e Paula Bobone, João Malheiro, Cinha Jardim, Lili Caneças ou José Figueiras.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Em Jornalismo, chama-se de Comportamento o tipo de pauta que aborda hábitos sociais, sejam de consumo, de alimentação, de leitura, de cultura, de entretenimento, de passeios, de viagens ou outros quaisquer. No Brasil, alguns jornais de grande circulação trazem suplementos dominicais focados em matérias de Comportamento, como a revista Domingo (do Jornal do Brasil, pioneira no gênero), a Revista da Folha (Folha de S.Paulo) e a recente Revista O Globo (O Globo).

As editorias de comportamento dos principais jornais diários brasileiros são chamadas de "Domingo" no JB, "Revista da Folha" na Folha de S.Paulo, "Revista O Globo" em O Globo, "Bem Viver" no Estado de Minas, "Domingo" no Diário de Pernambuco, "Revista do Correio" no Correio Braziliense, "Magazine" em O Popular.

Na televisão, alguns canais e programas de referência são o Viva, o GNT Fashion, o Decora Brasil e o Alternativa: Saúde (todos do canal GNT).

Saúde[editar | editar código-fonte]

A cobertura em Saúde (geralmente, numa perspectiva social e coletiva) envolve doenças, tratamentos, métodos de prevenção, hábitos alimentares e exercícios físicos.

As revistas especializadas da área incluem a Saúde! e Vida Simples, da editora Abril, Corpo a Corpo e Viva Saúde, da editora Símbolo, Cuidados pela Vida, Dieta Já, Atualização Médica, Estilo Natural, Intramed, Maturidade, Percurso, além da extinta Manchete Saúde, da Bloch Editores.

Família[editar | editar código-fonte]

Em editorias de Comportamento ou revistas especializadas, a cobertura de Família pode ser tanto sobre a vida conjunta em família, hábitos domésticos, quanto segmentada por estereótipos de gênero e faixa etária — ou seja, o que fazem a mulher, a criança, o adolescente, o homem e o idoso.

As revistas especializadas nesta área incluem Crescer, da editora Globo, Noivas, Meu Nenê e Gravidez Feliz, da editora Símbolo, além da extinta Pais e Filhos, da Bloch editores.

Moda[editar | editar código-fonte]

A cobertura de moda exige conhecimento detalhado sobre vestuário, indumentária, tipos de tecidos e costuras, estilismo, história da arte, estética e design, entre outros. No Brasil, alguns expoentes desta especialização são Iesa Rodrigues, Mara Caballero e Beth Costa.

As revistas especializadas nesta área incluem a Manequim e Estilo de Vida, da editora Abril, Moda Moldes da editora Globo, além da extinta Desfile, da Bloch editores.

Culinária e Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Em diversos jornais e revistas, a editoria de Comportamento, Família ou Feminino inclui também a cobertura de gastronomia (inaugurações de restaurantes, novos pratos, festivais, cursos, visitas de chefs estrangeiros e outros eventos relacionados). Às vezes, esta cobertura é associada com a editoria de Turismo, que tem maior oportunidade de conhecer cozinhas estrangeiras. Os veículos também podem praticar a Crítica Gastronômica, em que um prato ou um estabelecimento são comentados por alguns especialistas. No Brasil, a principal crítica nesta área é a jornalista Danusia Barbara. Ver, sobre este assunto, o artigo Crítica.

As mesmas seções podem, ainda, conter indicações de nutricionistas e receitas culinárias para os leitores executarem em casa.

As revistas especializadas da área incluem a Ana Maria e Claudia Cozinha, da editora Abril, Menu, da editora Três, mais Basilico e Gula.

Na televisão, alguns canais e programas de referência são o Menu Confiança (do canal GNT), o À Moda da Casa, o Anonymus Gourmet e o TV Culinária.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.