Rød Ungdom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rød Ungdom
Rød Ungdom
Presidente Iver Aastebøl
Fundação 1963
Sede Oslo
Ideologia Revolução Socialista,
Feminismo,
Anti-racismo[1]
Cores Vermelho
Página oficial
Site Oficial

Rød Ungdom (RU), Juventude Vermelha em português, e uma organização juvenil do Partido Vermelho da Noruega. A organização já teve o nome de Sosialistik Ungdomsforbund (Federação da Juventude Socialista) e Sosialistik Ungdomsforbund (marxist-leninistene). O nome atual foi adotado em 1973.

A Rød Ungdom define-se como uma radical, revolucionária e feminista organização que une os jovens para lutar por uma via socialista na democracia, com o objetivo de formar uma sociedade sem classes.[2]

Até 2007, a Rød Ungdom era ligado a dois partidos Rød Valgallianse (Aliança vermelha Eleitoral) e Arbeidernes kommunistparti (Partido Comunista dos Trabalhadores).

O atual líder da organização é Iver Aastebøl.

Política[editar | editar código-fonte]

A RU é uma organização com três princípios fundamentais: o socialismo, o feminismo e o anti-racismo. Seus objetivos são tipicamente comunistas, e têm a função de organizar a classe trabalhadora em preparação para uma eventual derrubada do sistema capitalista. O RU pretende estender a democracia na Noruega e também se distanciar dos regimes comunistas da União Soviética e da China.

A organização é ativa em várias frentes políticas, apoiando a resistência na Palestina e contra a União Europeia, o racismo e o sexismo.

Uma das ações mais conhecidas da RU foi quando, em apoio aos direitos gays, interrompeu o encontro nacional do Partido Democrata Cristão em uma tentativa de expor e destacar o que eles viam como homofóbicos democratas-cristãos.[3]

A RU também construiu um abrigo de refugiados no jardim do conservador ministro Erna Solberg, como protesto contra as políticas de imigração.

Em 2010, a RU lançou uma campanha para recolher 100 mil coroas norueguesas para oferecer a Siv Jensen, líder do Partido do Progresso, para que ela deixe o país.[4]

Referências

  1. «Rød Ungdoms prinsipprogram». sosialisme.no. Consultado em 16 de maio de 2010 
  2. Estatuto do Partido
  3. «RU aksjonerte mot KrFs landsmøte» (em norueguês) 
  4. «Vi gir 100.000 kroner til Siv om hun forlater landet» (em norueguês) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]