Linha E do RER

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de RER E)

A Linha E do RER ou RER E (originalmente designada por "EOLE", ou Est-Ouest liaison express) é uma das cinco linhas do RER, a Rede Expressa Regional, sistema de trânsito rápido que serve Paris, na França. A linha vai de Haussmann - Saint-Lazare (E1) aos terminais do leste Chelles-Gournay (E2) e Tournan (E4). É operada pela SNCF.

A construção da linha deixou a Gare Montparnasse como a única estação terminal principal em Paris não diretamente ligada ao sistema RER, a linha de Montparnasse é ligada ao RER em Versailles-Chantiers e o LGV Atlantique em Massy - Palaiseau.

Um trem Z 22500 na estação de origem de Villiers-sur-Marne - Le Plessis-Trévise em maio de 2011.

História[editar | editar código-fonte]

Criada em 1999, a Linha E originalmente ia de Haussmann - Saint-Lazare à Noisy-le-Sec, estendendo-se depois para Chelles-Gournay. Em seguida surgiu o ramal que ia para Villiers-sur-Marne - Le Plessis-Trévise, em Villiers-sur-Marne. A linha se estendeu para Tournan em 2003.

Em 13 de dezembro de 2015, a estação Rosa-Parks foi inaugurada, novos serviços foram colocados em serviço e trens de andar único, o Francilien (Z 50000), foram colocados em serviço, além de trens de dois andares.

A Linha E passa por um trecho subterrâneo em Paris entre Haussmann St-Lazare, onde tem acesso ao Metrô de Paris e à Gare Saint-Lazare, e Magenta, onde tem acesso ao metrô e à Gare du Nord e à Gare de l'Est.

A Linha se estenderá para Mantes-la-Jolie, passando por um trecho entre La Défense e Haussmann Saint-Lazare.

Estações[editar | editar código-fonte]

Plano da linha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]