Real Federação Espanhola de Ciclismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Real Federação Espanhola de Ciclismo (em espanhol:Real Federación Española de Ciclismo, RFEC) é o organismo que governa o ciclismo em Espanha, nas suas distintas modalidades (estrada, BTT, pista, ciclocross...). Ela é membro da UCI e UEC, e têm a sua sede em Madrid, e o seu presidente actual é José Luis López Cerrón.

A RFEC é responsável por vários campeonatos de ciclismo na Espanha nas suas diversas modalidades; também auxilia na organização de corridas de ciclismo realizadas em Espanha e organiza diferentes competições a nível amador espanhol (como Taça de Ciclismo de Espanha). Além disso, está encarregue da arbitragem (Comité de Arbitragem Nacional) e na formação de treinadores (Escola Nacional de Treinamento), bem fomentar o ciclismo em si, a segurança rodoviária (enfatizando a segurança para ciclistas) e o ciclismo limpo de doping.

Também é o órgão responsável pela sanção ( ou doping, ou de outra forma ) para os ciclistas espanhóis. No entanto, o desacordo nos últimos anos entre a UCI e a RFEC ao considerar provado o caso de doping foi forçado a intervir em vários casos no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), geralmente em favor da UCI. Exemplos disso são os casos de Iban Mayo, Aitor González ou Alberto Contador, no qual a RFEC absolveu da acusação de doping contra o parecer da UCI (promotor do castigo), a decisão final do TAS em ambos os casos favoravelmente à UCI e, portanto, a pena por doping (suspensão de dois anos).[1] [2] [3]

No campo do ciclismo profissional apenas tem competências e na maioria dos casos, é apenas um transmissor de dados, licenças , relatórios, etc. para a UTI.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. federação espanhola propõe suspensão de um ano para Contador VeloNews.competitor.com (27 de janeiro de 2011). Visitado em 07 de julho de 2011.
  2. Fed espanhol cancela Alberto Contador, Contador planeja começar Algarve VeloNews.competitor.com (15 fevereiro de 2011). Visitado em 07 de julho de 2011.
  3. CAS sanctions Contador with two-year ban in clenbutorol case Cyclingnews Future Publishing Limited (6 February 2012). Visitado em 6 fevereiro 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]