Rede Virtual de Bibliotecas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que. no ano de 2016, agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas do poder legislativo e dos órgãos mantenedores das bibliotecas cooperantes[1].

O acervo registrado na base de dados bibliográfica da RVBI tem como prioridade temática a área das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase na doutrina jurídica. Cada biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores etc.[1]

Essas bases, por sua vez, compõem-se de vários registros interrelacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é a atual denominação da Rede SABI (Subsistema de Administração de Bibliotecas), originária das bases de dados de livros e periódicos criadas pelo Prodasen e pela Biblioteca do Senado, na década de 1970. Durante seus 41 anos de funcionamento, a Rede SABI acompanhou as inovações tecnológicas para possibilitar a compatibilidade com outras redes e sistemas de informação e implantar formato internacional de intercâmbio bibliográfico (MARC21).

Em 1999 foi implantado o sistema Aleph[2], software de gerenciamento de bibliotecas que adota formato internacional de intercâmbio bibliográfico, quando passou a ser chamada de Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI.

Em julho de 2016, o catálogo coletivo das bibliotecas da RVBI possui quase 1 (um) milhão de documentos bibliográficos e mais de 1 (um) milhão e quinhentos mil itens/volumes.

Com a cooperação técnica da RVBI é possível a racionalização de serviços. A indexação cooperativa de artigos de periódicos entre as 12 bibliotecas participantes é uma das grandes vantagens dessa cooperação. Atualmente são indexados 499 títulos de periódicos, dos quais 466 são publicados no Brasil. Os 290 títulos da área jurídica alimentam a Bibliografia Brasileira de Direito (BBD).

De janeiro a junho de 2016 o catálogo coletivo da RVBI recebeu 9.742 artigos novos, uma média de 1.642 artigos mensais. Do total do semestre, cerca de 2.190 possuem link para o texto integral de livre acesso na Internet.

Bibliotecas cooperantes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Oliveira, Elaine Ricevich Bastos de; Jaegger, Maria de Fátima Pereira (2005). Gerenciamento da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional - RVBI. Brasília: Senado Federal, Secretaria de Biblioteca. 15 páginas 
  2. Ex Libris Group. «Aleph, Integrated Library System» (em inglês)