Regra do octeto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 186.232.161.52 ( modificação suspeita : -23), para a edição 31069040 de Marcos Elias de Oliveira Júnior
Linha 6: Linha 6:


== História ==
== História ==
No final do [[século XIX]] já se sabia que os [[composto de coordenação|compostos de coordenação]] (antes designados como [[composto molecular|compostos moleculares]]) eram formados pela combinação de átomos ou moléculas, de tal maneira que as valências dos átomos envolvidos ficavam aparentemente "satisfeitas". Em [[1893]], [[Alfred Werner]] demonstrou que o número de átomos ou de grupos associados a um átomo central (ou seja, o "[[número de coordenação]]") era geralmente de 4 ou 6. Ocorrem, por vezes, outros números de coordenação até 8, contudo, de forma menos frequente. Em [[1904]] [[Richard Abegg]] formulou o que hoje é conhecido como [[regra de Abegg]], que estabelece que a diferença entre o máximo positivo ou negativo de [[valência (química)|valências]] de um [[elemento]] é, frequentemente, oito. Esta regra foi, depois, usada em 1916 quando [[Gilbert Lewis]] formulou a "regra do octeto" na sua teoria do [[átomo cúbico]].
No final do [[século XIX]] já se sabia que os [[composto de coordenação|compostos de coordenação]] (antes designados como [[composto molecular|compostos moleculares]]) eram formados pela combinação de átomos ou moléculas, de tal maneira que as valências dos átomos envolvidos ficavam aparentemente "satisfeitas". Em [[1893]], [[Alfred Werner]] demonstrou que o número de átomos ou de grupos associados a um átomo central (ou seja, o "[[número de coordenação]]") era geralmente de 4 ou 6. Ocorrem, por vezes, outros números de coordenação até 8, contudo, de forma menos frequente. Em [[1904]] [[Richard Abegg]] formulou o que hoje é conhecido como [[regra de Abegg]], que estabelece que a diferença entre o máximo positivo ou negativo de [[valência (química)|valências]] de um [[elemento]] é, frequentemente, oito. Esta regra foi, depois, usada em 1916 quando [[Gilbert Lewis]] formulou a "regra do octeto" na sua teoria do pinto grosso. [[átomo cúbico]].


== Gases nobres ==
== Gases nobres ==

Revisão das 19h37min de 4 de setembro de 2012

As ligações químicas no dióxido de carbono - o átomo central (carbono) está rodeado por 8 electrões, de acordo com a regra do octeto, formando uma molécula estável.

A regra do octeto, fundamentada na chamada teoria do octeto, é uma regra química simples, segundo a qual os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre. A regra é aplicável aos principais grupos de elementos, especialmente ao carbono, nitrogênio, oxigênio e halogênio, mas também a metais como o sódio ou o magnésio. De forma resumida: as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons. De fato, parte-se do princípio que, na natureza, todos os sistemas tendem a adquirir a maior estabilidade possível. Os átomos, por exemplo, ligam-se uns aos outros formando moléculas para aumentar a sua estabilidade.

De acordo com esta teoria, os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada da valência. Isso pode ser conseguido de diversas maneiras, dando origem a diversos tipos de ligações químicas, que incluem a partilha de elétrons entre átomos. Contudo, existem arranjos menos estáveis que o de um gás nobre que ocorrem regularmente nos metais de transição.

História

No final do século XIX já se sabia que os compostos de coordenação (antes designados como compostos moleculares) eram formados pela combinação de átomos ou moléculas, de tal maneira que as valências dos átomos envolvidos ficavam aparentemente "satisfeitas". Em 1893, Alfred Werner demonstrou que o número de átomos ou de grupos associados a um átomo central (ou seja, o "número de coordenação") era geralmente de 4 ou 6. Ocorrem, por vezes, outros números de coordenação até 8, contudo, de forma menos frequente. Em 1904 Richard Abegg formulou o que hoje é conhecido como regra de Abegg, que estabelece que a diferença entre o máximo positivo ou negativo de valências de um elemento é, frequentemente, oito. Esta regra foi, depois, usada em 1916 quando Gilbert Lewis formulou a "regra do octeto" na sua teoria do pinto grosso. átomo cúbico.

Gases nobres

Os átomos dos gases nobres são os únicos que possuem a camada da valência completa, isto é, com oito eletrons (ou dois, no caso da camada K). A saturação da camada da valência com oito eletrons (ou dois, no caso da camada K) aumenta a estabilidade do átomo, ocasionando o que se designa como configuração estável.

Por terem o octeto completo, os gases nobres raramente se combinam com outros elementos, para reagir precisam ser submetidos a condições muito especiais de temperatura e pressão, e com elementos extremamente reativos como, por exemplo, o flúor.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.