Reino da Mércia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Mércia redireciona para este artigo. Para a advogada brasileira morta em 2010, veja Caso Mércia Nakashima.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Miercna rice
Reino da Mércia

Reino

Sutton Hoo helmet 2016.png
527 – 919 Flag of England.svg

Bandeira de Mércia

Cruz de São Albano

Localização de Mércia
Mércia em sua maior extensão entre os séculos VII-IX
Continente Europa
Região Ilhas Britânicas
País Inglaterra
Capital Tamworth
Língua oficial inglês antigo (Englisc)
Religião Paganismo, cristianismo
Governo Monarquia
Período histórico Idade Média
 • 527 Icel conduzindo os Anglos sobre o Mar do Norte (tradicional)
 • 584 Creoda de Mércia, primeiro monarca mércio verdadeiro em Tamworth
 • 4 de dezembro de 919 Mércia anexada a Saxônia Ocidental para formar o Reino da Inglaterra

A Mércia foi um dos sete reinos que compunham a Heptarquia anglo-saxônica, no que é hoje a Inglaterra. Localizava-se na região das Midlands, com centro no vale do rio Trent e de seus tributários. A Mércia fazia fronteira com a Nortúmbria, Powys, os reinos de Gales, Saxônia Ocidental, Sussex, Essex e a Ânglia Oriental. O termo sobrevive hoje apenas nos nomes de algumas unidades policiais e militares inglesas.

A evolução da Mércia a partir das invasões anglo-saxônicas é mais obscura do que a da Nortúmbria, de Câncio e mesmo da Saxônia Ocidental. Conforme pesquisas arqueológicas, os anglos instalaram-se nas terras ao norte do rio Tâmisa em torno do século VI. O termo "Mércia" (em inglês: Mercia) vem do inglês antigo e significa "gente da marca" ("marca" na acepção de fronteira, divisa). À noção que o reino teve origem na fronteira entre os galeses e os invasores anglo-saxões, P. Hunter Blair contrapõe a ideia de que ele surgiu ao longo da fronteira entre o Reino da Nortúmbria e os habitantes do vale do rio Trent.

O primeiro rei da Mércia de que se tem registro é Creoda, que teria subido ao poder em torno de 585. O último rei da Mércia, de nome Burgredo, subiu ao trono em 852 e foi expulso do reino pelos viquingues em 874. Em 886, a porção oriental do reino foi incorporada ao Danelaw. A parte ocidental, independente, passou a ser governada por um "ealderman", não um rei: Etelredo, que governou de 883 a 911. Sua mulher, Etelfleda, filha de Alfredo, o Grande, da Saxônia Ocidental, assumiu as rédeas do poder quando o marido faleceu e foi sucedida no governo da Mércia pelo irmão, Eduardo, o Velho, rei da Saxônia Ocidental.