Represa de Orellana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Barragem de Orellana
Vista aérea de Orellana.jpg
Localização
Localização Badajoz (província), Espanha Editar isso no Wikidata
País Flag of Spain.svg Espanha
Divisão Flag of Extremadura.svg Estremadura
Subdivisão Provincia de Badajoz - Bandera.svg Badajoz
Bacia hidrográfica Guadiana
Rio Guadiana
Coordenadas 38°59'8.99"N, 5°32'16.01"W
Mapa da represa
Dados gerais
Proprietário Estado espanhol
Projetista L. Ponte
Uso Abastecimento público de água e hidroelétrico
Dados da barragem
Tipo Gravidade, betão
Altura 63 m
Cota de leito 272 m
Dados da albufeira
Capacidade total 808 hm³
Superfície 5084 ha

A represa de Orellana é uma barragem sobre o rio Guadiana na província de Badajoz (Espanha). É o maior dos situados no trecho médio do rio, está regulado pelos de García de Sola e Cíjara e pelo transvase do Zújar e La Serena. Foi construído dentro das actuações do Plano Badajoz, onde se construíram vários represas na zona com o objectivo de fornecer água aos regadios da província de Badajoz.

Vista da presa

A zona tem infra-estrutura para a prática de desportos aquáticos, e para o banho, recebendo, por este motivo, o nome de "Costa Doce". A superfície do represa é de 5084 ha, incluídas nos termos municipais de Orellana la Vieja, Orellana de la Sierra, Acedera, Navalvillar de Pela, Casas de Don Pedro, Talarrubias, Puebla de Alcocer, Esparragosa de Lares e Campanario

Junto com as lagoas da Albuera são as únicas zonas húmidas de Estremadura que pertencem à lista de banhados de importância internacional estabelecidos no Convênio de Ramsar, junto outros lugares tão renomeados como o Parque nacional de las Tablas de Daimiel, Doñana ou o delta do Ebro. Em 1989, esta zona classifica-se como Zona de Especial Protecção para as Aves (ZEPA). Em 1998, inclui-se dentro da Rede NATURA 2000 com a figura de Zona de Especial Conservação. Podem-se observar instâncias de abutre leonado, águia real, aguilucho pálido, aguilucho cenizo, cegonha negra... e ademais, existem animais de outros grupos como, nutria, tejón e sapo corredor.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Represa de Orellana