Reserva Natural da Captação Central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Reserva Natural da Captação Central (CCNR) (chinês simplificado: 中央集水区自然保护区; em malaio: Hutan Simpanan Kawasan Tadahan Air Tengah; em tâmil: மத்திய நீர்ப்பிடிப்பு இயற்கை ரிசர்வ்) é uma área protegida, destacando-se como sendo a maior reserva natural em Singapura, ocupando 2880 hectares,[1] formando um grande pulmão verde no centro geográfico da cidade, que abriga vários locais de lazer, incluindo o Zoológico de Singapura, o Safari Noturno e o Safari do Rio, bem como várias novas instalações construídas para incentivar a apreciação pública da reserva, como o HSBC TreeTop Walk. A reserva situa-se dentro dos limites da captação de água central.[2]

É uma das quatro reservas da natureza em Singapura. As outras três são a Reserva Natural de Labrador,[3] que foi criada no dia 1 de Janeiro de 2002, a Reserva das Terras Húmidas de Sungei Buloh[4] e Reserva Natural de Bukit Timah.[5] Todas as quatro reservas naturais, juntamente com os parques, estão protegidos pela Lei de Parques e Árvores de 2005. A reserva natural atua como uma área de captação para os reservatórios circundantes. Os principais reservatórios do país - MacRitchie, Alto Seletar, Alto Peirce e Baixo Peirce estão localizados dentro da reserva.[6][7]

A maioria das florestas na CCNR foram limpas para exploração madeireira e cultivo, ao contrário da Reserva Natural de Bukit Timah, que permanece relativamente inalterada. A CCNR agora consiste de uma mistura de florestas secundárias, jovens e maduras, com floresta primária virgem que envolve os reservatórios.[8]

Biodiversidade[editar | editar código-fonte]

A reserva natural possui uma rica biodiversidade com mais de 500 espécies de animais, incluindo macacos, colugos, tupaia glis e até mesmo o pangolim-malaio. As espécies criticamente ameaçadas (como o Presbytis femoralis) só pode ser encontrado na Reserva Natural da Captação Central.[9] Os pássaros selvagens, tais como o Aethopyga siparaja, o Dicrurus paradiseus e o guarda-rios são encontrados na reserva. Algumas espécies de morcegos criticamente ameaçadas também foram avistadas na área. A reserva tem também muitas espécies de borboletas. É o lar de cerca de 1600 espécies de flora.[10] A reserva, junto com a reserva natural adjacente de Bukit Timah, foi identificada pela BirdLife International como uma área importante do pássaro da floresta central (IBA) pois apoia populações dos Pycnonotus zeylanicus e dos Rhinomyias brunneatus, ambas espécies vulneráveis.

Referências

  1. 'Nature Reserves' Arquivado em 22 de setembro de 2014, no Wayback Machine., National Parks Board, retrieved 5 de Junho de 2009.
  2. «URA Maps». Urban Redevelopment Authority. Consultado em 23 de Novembro de 2016 
  3. Labrador Nature Reserve Arquivado em 18 de outubro de 2014, no Wayback Machine., National Parks Board Website, retrieved 4 de Junho de 2009.
  4. Sungei Buloh Wetland Reserve Arquivado em 9 de dezembro de 2014, no Wayback Machine., National Parks Board Website, retrieved 4 de Junho de 2009.
  5. Protecting Our Natural Heritage: Gazette of Nature Reserves, Convention on Biological Diversity, retrieved 4 de Junho de 2009.
  6. «Upper Peirce Reservoir Park». National Parks Board. Consultado em 23 de Novembro de 2016 
  7. Bukit Timah Nature Reserve Arquivado em 22 de setembro de 2014, no Wayback Machine., National Parks Board, retrieved 4 de Junho de 2009.
  8. Singapore Parks Arquivado em 23 de junho de 2009, no Wayback Machine., Wild Life Asia, retrieved 4 de Junho de 2009.
  9. Raffles’ banded langur (Banded leaf monkey) Arquivado em 20 de outubro de 2013, no Wayback Machine., Infopedia, National Library Board, retrieved 5 de Junho de 2009.
  10. «Top of the trees». www.mindef.gov.sg. Consultado em 23 de novembro de 2016