Revestimento de paredes e tetos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Revestimento)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Em construção civil, o termo revestimento pode ser referir à aplicação de um acabamento de argamassa ou pasta de gesso sobre paredes (frequentemente de alvenaria ou concreto) e tetos (geralmente lajes de concreto). Estas superfícies também podem receber outros tipos de revestimentos, como cerâmica, pintura, madeira, metal, entre outros, prática também chamada de "revestimento". Esta última acepção, no entanto, não faz parte do escopo deste artigo.

Camadas[editar | editar código-fonte]

O revestimento tradicional de argamassa se compõe de três camadas:

  • Chapisco - camada inicial para aumentar a aderência ao substrato.
  • Emboço - camada intermediária que ajuda a cobrir as irregularidades do substrato.
  • Reboco - camada final de acabamento.

Atualmente, existem argamassas pré-misturadas que permitem a diminuição do número de camadas.

O revestimento de gesso, em geral, é composto por uma camada única.

Execução[editar | editar código-fonte]

Para o chapisco deve ser utilizada uma mistura 1:2 ou 1:3 de cimento:areia. O chapisco deve ser dado arremessando a mistura contra a parede com a colher de pedreiro com uma certa força de modo que que esta penetre e se fixe no substrato. 24 horas após feito o chapisco pode-se iniciar o emboço usando uma argamassa na proporção 1:5 de cimento:areia com 1/2 de cal ou um plastificante na proporção recomendada pelo fabricante. A espessura do emboço deve ter no máximo 20 milímetros. Caso seja necessária maior espessura, dar duas ou mais camadas da 10 a 15 milimetros observando um tempo de cura (ideal é 7 dias) entre as camadas.

A execução do revestimento pode ser simplificada pelo uso de argamassa industrializada. Essas argamassas são pré-misturadas pelos fabricantes e deve-se apenas acrescentar água no proporção definida na embalagem para uso na obra. Alguns desses produtos permitem o uso de uma camada única.

Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.