Ribeirão dos Cristais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ribeirão dos Cristais
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Localização
País
Localização
Coordenadas
Hidrografia
Tipo

O ribeirão dos Cristais é um curso de água do estado de Minas Gerais, no município de Nova Lima.[1]

Acredita-se que foi neste curso de água por onde os colonizadores do município de Nova Lima entraram na região, devido ao fato de ele desaguar no rio das Velhas, caminho principal dos mesmos em direção ao interior das Minas Gerais. Entrando por este ribeirão, encontraram ouro em suas margens e o local de maior concentração deste era onde hoje se localiza o bairro do Bonfim, cujo nome é o mesmo da igreja ali situada, a de Nosso Senhor do Bonfim, que foi a primeira da cidade. Foi nesse local onde surgiram as primeiras moradias, até mesmo de pessoas ilustres como o sobrado do Marquês de Sapucaí, que não existe mais.

Devido ao crescimento da cidade e pelo seu percurso, em 1992 foi totalmente canalizado no perímetro urbano da cidade, e sobre esta canalização foi construída a avenida José Bernado de Barros.

Referências

  1. Prefeitura de Nova Lima. «Plano Municipal de Saneamento Básico» (PDF). Consultado em 26 de dezembro de 2017. Arquivado do original (PDF) em 26 de dezembro de 2017