Ricardo Quirino dos Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ricardo Quirino
Deputado estadual de Goiás
Período 01 de fevereiro de 2022 até atualidade
Dados pessoais
Nome completo Ricardo Quirino dos Santos
Nascimento 22 de setembro de 1964 (59 anos)
Rio de Janeiro, Guanabara
Partido Republicanos ( -presente)
Profissão Radialista, Pastor evangélico e político

Ricardo Quirino dos Santos nasceu no dia 22 de setembro de 1964, no bairro do Estácio de Sá - Rio de Janeiro. É pastor evangélico, radialista, bacharel em Direito, e possui pós-graduação em Gerontologia e Geriatria. Foi atleta de Basquetebol no América futebol Clube e Sport Clube Mackenzie – RJ. Chegou em Brasília no ano de 1996 para desenvolver um trabalho evangelístico, que havia iniciado em seu estado. É também palestrante sobre os direitos da pessoa idosa e questões sobre processo de envelhecimento, pauta que sempre defendeu durante sua caminhada, além disso, realizou também palestras em vários estados brasileiros e no exterior sobre o tema.


Em 2007 começou sua vida pública onde exerceu o cargo de Deputado Federal assumindo a suplência de 2008 a 2011, pelo Partido Republicanos Brasileiro (PRB), o atual Republicanos. Durante seu mandato foi nomeado Secretário do Idoso do Distrito Federal, onde desenvolveu políticas públicas destinadas às pessoas idosas. No final do ano de 2014 foi transferido em Goiás para assumir a presidência estadual do Partido Republicanos, depois assumiu a presidência do mesmo partido na capital Goiânia. Quirino tem como prioridades, dentre outros projetos, pautas em defesa dos direitos da pessoa idosa e esportivas.


Atual


No ano de 2022 Ricardo Quirino foi eleito com 31.559 votos para o seu primeiro mandato como Deputado Estadual por Goiás. Sua principal base é o entorno do Distrito Federal. Quirino atualmente é também Secretário Executivo Nacional do Movimento Setorial, Idosos Republicanos.


Logo no início do seu mandato foi eleito a presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás. A nova Comissão é histórica, já que esta é a primeira vez na história, que a Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) tem uma comissão para debater assuntos ligados a esse grupo etário.

Ainda no início do seu mandato, Quirino implantou a Frente Parlamentar em defesa do Entorno do Distrito Federal. A propositura foi aprovada por unanimidade pelos deputados presentes na sessão. A Frente exerce uma função importantíssima para o Estado por garantir políticas públicas eficazes na área, como infraestrutura, saúde, educação e segurança, e ainda pode atuar como fiscalização para proporcionar a qualidade do andamento das demandas da população.


Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa

Quirino foi autor do projeto na Assembleia Legislativa de Goiás que criou a Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa. A proposição estabelece que o órgão político e institucional será constituído por deputados no exercício do mandato para zelar pela defesa dos direitos da pessoa idosa.Essa iniciativa tem como intuito garantir os direitos das pessoas idosas, proporcionando um canal específico para o encaminhamento de denúncias, sugestões e críticas relacionadas à proteção desses direitos, além de promover campanhas voltadas a esse público.

A justificativa do projeto ressalta a importância de sensibilizar a sociedade e as instituições públicas e privadas sobre a necessidade de garantir a dignidade e a proteção das pessoas idosas. Para isso, serão estabelecidas parcerias com organizações da sociedade civil e outras instituições públicas e privadas, a fim de implementar projetos e ações que visem promover os direitos das pessoas idosas.O parlamentar enfatiza também a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de garantir a dignidade e a proteção dos idosos, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de respeito e valorização dessa parcela da população, enquanto se combate a discriminação e o preconceito.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.