Richie Havens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Richie Havens

Richie Havens em 2006
Informação geral
Nascimento 21 de janeiro de 1941
Origem Brooklyn, Nova Iorque
País Estados Unidos
Local de morte Jersey City, Nova Jérsei
Gênero(s) Folk rock, soul, blues, funk
Instrumento(s) Vocal, guitarra, sitar
Período em atividade 1965 - 2013
Gravadora(s) Verve Records

Richie Havens (Brooklyn, 21 de janeiro de 1941 – Jersey City, 22 de abril de 2013)[1] foi um cantor americano de música folk.

Havens começou a ficar famoso com o surgimento do movimento folk de Greenwich Village (que também catapultou as carreiras de Joan Baez e Bob Dylan). Em 1969, Havens abriu o Festival de Woodstock; foi aclamado pela multidão e foi tocando até ficar sem músicas, decidindo improvisar uma versão de "Motherless Child", à qual acrescentou um verso com a palavra "freedom" repetida várias vezes. Esta versão transformaria-se em um sucesso internacional com o lançamento do documentário Woodstock em 1970.

Richie Havens no Festival de Woodstock, 1969

Havens tocou na cerimônia de posse do presidente americano Bill Clinton em 1993. Continuou gravando e viajando em turnês, embora raramente escrevesse suas próprias músicas, preferindo interpretar trabalhos de artistas como Dylan e Beatles.

Havens tinha uma técnica peculiar para tocar o violão que lhe dá um estilo único. Usava uma afinação em que permitia que fizesse muitos acordes usando principalmente o dedo polegar, ao contrário das técnicas mais comuns de violão que priorizam o uso dos outros dedos sem usar o polegar.

Morreu no dia 22 de abril de 2013 em sua casa em Jersey City, Nova Jersey, vítima de um ataque cardíaco aos 72 anos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Richie Havens