Rio Kafue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Kafue
Rio Kafue, Chamufumbu, próximo de Lubungu Pontoon, Zâmbia.
Comprimento 970 km
Caudal médio 320 m³/s
Foz Rio Zambeze
Área da bacia 155.000 km²
País(es)  Zâmbia

Rio Kafue ou rio Cafué é um rio de 970 km de extensão que nasce junto da fronteira com o Zaire, cerca de 420 km a norte e ligeiramente a oeste da capital, Lusaca. Junto da confluência com o Zambeze, a sul de Lusaca, formou-se o Lago Kafue quando se ergueu uma barragem na garganta do rio; mais tarde, na década de 1970, foi construída uma central hidroeléctrica. Embora a navegação seja limitada devido aos rápidos, é possível pescar no rio.

Em 1951, foi criado o Parque Nacional do Kafue, que cobre uma área de 22.400 km² e é povoado de animais selvagens, entre os quais elefantes, leões, rinocerontes, crocodilos e águias-pesqueiras, o emblema nacional da Zâmbia.

Poluição[editar | editar código-fonte]

Na região de Chingola, onde a extração mineral, indústrias e áreas de plantação com o uso de agrotóxicos e fertilizantes, a região está sendo degradada. Segundo as pesquisas da Blacksmith Institute, a região recebe a cidade aproximadamente 70 mil toneladas de resíduos.Tem um projeto de despoluição, mas, tem dificuldade pelo órgão ambiental e o governo não terem recursos suficientes.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.