Rio Kosi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Kosi (Koshi)
O rio Bhote Koshi, no Nepal, um dos afluentes do Kosi
Comprimento 729 km
Nascente Confluência do Sun Kosi, Arun e Tamur para formar o Sapta Kosi perto de Tribenighat, Nepal
Foz Rio Ganges (baixo Ganges)
Países Flag of Nepal.svg Nepal,  Índia

O rio Kosi (em hindi: कोसी नदी) ou Koshi (em nepalês: कोशी नदी), também conhecido como Saptakoshi (em nepalês: सप्तकोशी) devido aos seus sete afluentes dos Himalaias, é um rio transfronteiriço do Nepal e da Índia (estado de Bihar). Alguns dos seus afluentes nascem no Tibete. É um dos maiores afluentes do rio Ganges, no qual desagua pela margem norte.[1]

Junto com seus afluentes, o rio drena 2 940 km² no Tibete, 30 700 km² no Nepal (na parte oriental do país) e 9 200 km² na Índia.

Da nascente corre na direção leste, drenando as águas de toda a região. Então, após receber as águas de vários afluentes como os rios Sun Kosi, Arun e Tamur, vira para o sul, seguindo nesta mesma direção e recebendo vários outros afluentes. Após correr cerca de 250 km entra no norte da Índia, ainda rumo ao sul. Então vira-se para o sudeste e assim permanece até se encontrar com as águas do rio Ganges.

Tem cerca de 729 km de extensão. Entre as principais cidades que banha estão Biratnagar, Purnia e Katihar.

Referências

  1. Negi, Sharad Singh. Himalayan rivers, lakes and glaciers. [S.l.: s.n.]. Capítulo: Kosi River System. p. 89. Página visitada em 01-03-2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.