Bihar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o município espanhol, veja Biar.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Índia Bihar
Biar • बिहारবিহারبہار
 
—  estado  —
IN-BR.svg
Distritos 38
Cidade mais importante Patna
Fundação 1912
Capital Patna
25° 21′ N, 85° 07′ E
Administração
 - Governador D.Y. Patil
 - Ministro-chefe Nitish Kumar
 - Poder legislativo Bicameral (243 + 96 assentos)
Área
 - Total 94 164 km²
População (2001)
 - Total 82 878 796
 - Língua(s) hindi, urdu, angika, bhojpuri, magahi, maithili
Cód. ISO 3166-2 IN-BR
Sítio www.gov.bih.nic.in

Bihar ou Biar[1] (em hindi: बिहार; em bengali: বিহার; em urdu: بہار) é um estado da Índia localizado a leste do país. Biar é o 12,º maior estado em termos de área geográfica, com 99 200 km² e o 3.º em população. Perto de 85% da população vive no campo. Cerca de 58% dos biaris têm menos de 25 anos, sendo a maior porcentagem do país. Além da fronteira com o Nepal, a norte, tem limites com os Estados de Bengala Ocidental a leste, Jharkhand a sul e Utar Pradexe a oeste. Sua capital é Patna. É uma província da Índia desde 15 de Agosto de 1947, tendo sido elevado a estado em 26 de Janeiro de 1950.

Culturalmente, é uma parte do coração hindu da Índia. Biar é também o berço do primeiro presidente da Índia, Rajendra Prasad, e de alguns lendários líderes independentistas tais como swami Sahajanand Saraswati, Nitin Varma, Basawon Singh (Sinha), Anugrah Narayan Sinha, Loknayak Jayaprakash Narayan, sri Krishna Sinha e Maulana Mazharul Haque.

Referências

  1. SCHULBERG, L. Índia histórica. Tradução de J. A. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 25.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.