Rio Limpopo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para a província da África do Sul, veja Limpopo (África do Sul).
Limpopo
Limpopo.jpg

Rio Limpopo.

Localização
Continente
Países
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
1 750 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
415 000 km²
Nascente
Planalto de Witwatersand, não distante de Joanesburgo
Afluentes
principais
Mwenezi River (en), Rio Shashe, Q952046, Rio dos Elefantes, Q1785884, Marico River (en), Bubye River (en), Rio Crocodile, Rio Luvuvhu, Rio Sand, Notwane River (en), Lotsane River (en), Serorome River (en), Motloutse River (en), Changane River (en), Rio Matlabas, Mokolo River (en), Nwanedi River (en), Nzhelele River (en), Mzingwane River (en), Rio Notwane, Mogalakwena River (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Caudal médio
174 m³/s
Foz
Bacia hidrográfica do Limpopo.

O rio Limpopo é o segundo maior rio da África austral, com cerca de 1600 km de extensão e serve de fronteira entre a África do Sul, o Botswana e o Zimbabwe, antes de entrar em Moçambique no norte da província de Gaza para desaguar no Oceano Índico, perto da cidade de Xai-Xai.

O Limpopo tem um comprimento de cerca de 1 600 km (certas fontes referem 1 770 km) e a sua bacia hidrográfica cobre cerca de 415 000 km².

Podemos dividir o seu percurso em três secções[1]:

  • Alto Limpopo - trecho na África do Sul e Botswana, até à confluência com o Sashe, na fronteira entre África do Sul – Botswana – Zimbabwé
  • Médio Limpopo – desde a confluência do rio Sashe e do Luvuvhu até à fronteira com Moçambique (Pafúri);
  • Baixo Limpopo – desde Pafúri até à foz, no Oceano Índico

Referências

  1. MILHANO, Ana Paula Ferreira Ribeiro da Costa - Gestão dos recursos hídricos em Moçambique: Gaza – rio Limpopo [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado.