Rio Pripiate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pripiate
Прип’ять, Прыпяць, Prypeć, Припять
Pripiate à passagem por Mazyr
Percurso do rio
Percurso do rio
Caudal médio 377 m³/s
Foz Rio Dniepre
Área da bacia 121 000 km²
Países  Ucrânia
 Bielorrússia
Países da
bacia hidrográfica
 Ucrânia
 Bielorrússia

O rio Pripiate[1] (em bielorrusso: Прыпяць; romaniz.: Prypiać; em ucraniano: Прип’ять; romaniz.: Prypiat; em russo: Припять; romaniz.: Pripiat; em polonês/polaco: Prypeć) é um rio da Ucrânia e Bielorrússia, um dos principais afluentes do rio Dniepre. Tem comprimento de 710 km e uma bacia hidrográfica de 121000 km² (dos quais 50 900 km² na Bielorrússia).[2] Nasce na Ucrânia, entra na Bielorrússia e passa de novo para a Ucrânia, até desaguar no Dniepre. O Pripiate é navegável a partir da cidade de Pinsk, até à confluência com o Dniepre.

As principais cidades que atravessa são Pinsk e Mazir. Também cruza a zona de exclusão de Chernobil estabelecida ao redor da Usina Nuclear de Chernobil. É, portanto, um rio contaminado com radioisótopos onde a concentração de césio 137 nos seus sedimentos continua a aumentar. A cidade de Pripiate, com 45 000 habitantes, teve que ser evacuada completamente após o desastre de Chernobil e é hoje uma cidade-fantasma.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Pripiate

Referências

  1. Enciclopédia Brasileira Mérito [EBM] Vol. XVI. São Paulo: Mérito S. A. 1967. p. 150 
  2. Data of the Ministry of Natural Resources and Environmental Protection of the Republic of Belarus. (2011). «Main Geographic Characteristics of the Republic of Belarus. Main characteristics of the largest rivers of Belarus». Consultado em 27 de setembro de 2013