Saltar para o conteúdo

Rio Simav

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa da bacia do rio Simav

O Rio Simav ( em turco: Simav Çayı ) também chamado de Rio Susurluk [1] ( Susurluk Çayı ) é um rio da Turquia na Península da Anatólia . Seu curso tem 321 km de extensão [1] e sua bacia compreende 22.400 km 2. Foi o clássico Macestus [2] [3] ( /məˈsɛstəs/ ; em grego: Μέκεστος , Mékestos [4] ). No século 19, era conhecido como Mikalick . [3]

O Rio Simav nasce na província de Kütahya, de onde flui para o norte através da planície de Simav até a província de Balıkesir . Há um reservatório na barragem de Çaygören, [5] do qual o Simav passa por Susurluk e encontra o Adirnaz . Durante o período clássico, o Macestus era um afluente do Rhyndacus (o moderno Adirnaz), mas hoje o Simav constitui o curso principal desde a sua confluência perto de Karacabey até ao Mar de Mármara . Ao longo do caminho, encontra o rio Nilüfer (o clássico Odrysses ).

Nós arredores de sua bacia estão localizadas as cidades de Bursa, que é a quarta maior cidade da Turquia, Bandırma e Baliquesir. Suas principais afluentes são os rios Nilüfer, Orhaneli e Kara.

A sua foz está localizada no Mar de Mármara,voltada para a ilha de Imrali, uma prisão de segurança máxima.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Turkish General Directorate of State Water Works (DSİ). "Land and Water Resources." Archive accessed 3 Sept. 2011.
  2. Pliny the Elder. Natural History, V, 40, §2. Accessed 3 Sept. 2011.
  3. a b Hazlitt, W. The Classical Gazetteer: A Dictionary of Ancient Geography, Sacred and Profane. "Macestus." Whittaker & Co. (London), 1851. Accessed 4 Sept. 2011.
  4. Strabo. The Geographica, XII, 8, §11. Accessed 3 Sept. 2011.
  5. Turkish General Directorate of State Water Works (DSİ). "Çaygören Baraji" (tr). Archive accessed 3 Sept. 2011.