Rio Tâmega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados da palavra, veja Tâmega.
Tâmega
Rio Tâmega
O rio Tâmega, em Chaves.
Comprimento 145 km
Nascente Verín, Espanha
Altitude da nascente 960 m
Foz Douro
País(es) Espanha, Portugal Portugal

O rio Tâmega (Támega em espanhol) é um rio internacional, que nasce em Verín, Ourense (Galiza, Espanha) e desagua em Entre-os-Rios no Rio Douro.

Ao longo do seu percurso, atravessa o centro de cidades como Chaves e Amarante.

Percurso

Nasce em Verín, Espanha e atravessa a fronteira luso-espanhola nas proximidades da cidade de Chaves. Desce depois à região de Basto, atravessando o concelho de Ribeira de Pena, ladeando Mondim de Basto, Celorico de Basto e Amarante. Ainda antes da sua foz em Entre-os-Rios, ladeia o Marco de Canavezes.

Afluentes

- Ribeiro de Perosinho, em Penafiel

Margens

A linha do Tâmega é uma marca das suas margens, sendo que esta está caducada e completamente destruída entre Amarante e Arco de Baúlhe sendo que o restante troço está em menor estado de degradação, pois foi encerrado por razões de segurança em Março de 2009, segundo o governo português. Tendo também como afluente o Ribeiro de Perosinho, nasce na Serra de Luzim - Penafiel e desagua em Rio de Moinhos - Penafiel no lugar da Conca. Passa por Perozelo, Cabeça Santa e seguindo para Rio de Moinhos. Antigamente servia para os moinhos de água moerem o milho, como a própria terra se chama Rio de Moinhos, Rio que é o Rio Tâmega, mas com a construção da Barragem do Torrão todos os moinhos existentes no Rio Tâmega ficaram submersos, e os do Ribeiro mantarém a tradição.

Imagens

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.