Rio Vézère

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vézère
PanoramaUzerche.jpg

Vista do rio Vézère em Uzerche

Localização
Continente
País
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
211 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
3 736 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
Nascente
turfeira de Longéroux, Meymac, a oeste de Puy Pendu
Altitude da nascente
887 m
Afluentes
principais
Rio Corrèze, Ars (d), Coly (d), Couze (d), Grande Beune (d), Brézou (d), Bradascou (d), Loyre (d), Soudaine (d), Cern (d), Elle (d), Logne (d), Madrange (d), Laurence (d), Manaurie (d), Ruisseau d'Alembre (d), Ruisseau d'Orluc (d), Ruisseau de Boulou (d), Ruisseau de Ladouch (d), Rujoux (d), Thonac (d), Troh (d), Vimont (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Caudal médio
59 m3/sVisualizar e editar dados no Wikidata
Foz
Altitude da foz
50 m

O rio Vézère (em occitano: Vesera) é um rio da França. Nasce a uns 700 msnm na turfeira de Longéroux (Corrèze), no planalto de Millevaches. É afluente pela direita do rio Dordonha, no qual termina em Limeuil (Dordonha). Tem comprimento é de 211 km e a sua bacia abrange 3736 km².

Tudo o seu percurso se desenvolve nos departamentos de Corrèze e Dordonha. As principais populações que atravessa são Uzerche, Terrasson-Lavilledieu e Eyzies-de-Tayac-Sireuil. Passa pelas proximidades de Brive-la-Gaillarde.

No seu curso superior apresenta gargantas, que constituem um dos atrativos turísticos da região. Ademais se aproveitaram para dar acesso à ferrovia até Brive. Outros usos do rio são os hidroelétricos, com as barragens de Monceaux-la-Virolle e de Treignac.

No seu vale inferior encontram-se numerosas cavernas pré-históricas, como as de Lascaux ou Eyzies-de-Tayac.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.