Rio Dordonha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dordonha
Dordogne
Dordogne 2.jpg

O rio Dordogne

MapDordogne.jpg

Localização

Localização
Continente
País
Localização
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
483 3 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
23 957 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
Nascente
Altitude da nascente
1680 m
Afluentes
principais
Rio Vézère, Rio Cère, Auze (d), Sumène (d), Doustre (d), Ouysse (en), Bave (d), Rio Diège, Luzège, Maronne, Rio Rhue, Rio Isle, Caudeau (d), Chavanon, Dognon (d), Triouzoune, Céou, Couze (d), Gestas (d), Lidoire (d), Souvigne (d), Sourdoire (d), Tourmente (d), Barailler (d), Borrèze (d), Q2864789, Burande (d), Cacrey (d), Conne (d), Couzeau (d), Durèze (d), Engranne (d), Escouach (d), Estrop (d), Eyraud (d), Gamage (d), Gane (d), Gardonnette (d), Glane (d), Gouyne (d), Gravouse (d), Lys (d), Labiou (d), Laurence (d), Mamoul (d), Marcillande (d), Moron (d), Mortagne (d), Ménoire (d), Nauze (d), Palsou (d), Pont-Aubert (d), Rouille (d), Rigaud (d), Seignal (d), Sombre (d), Soulège (d), Tialle (d), Tournefeuille (d), Virvée (d), Énéa (d), Canaudonne (ruisseau) (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Afluentes
esquerda
Caudal médio
450 m3/sVisualizar e editar dados no Wikidata
Foz

O rio Dordonha[1] (em francês: Dordogne, em occitano: Dordonha) é um rio localizado na França. Nasce no Auverne a 1680 metros de altitude junto do Puy de Sancy (Puèi de Sancí em occitano). Tem 483,3 km de comprimento e é navegável em 117 km do seu percurso. O regime é pluvionival.

Corre na direção NE-SW, atravessando os departamentos franceses de Puy de Dôme, Corrèze, Lot, Dordogne, e Gironde, até desaguar no estuário da Gironda, que se forma ao confluir com o rio Garona, formando o maior estuário da Europa, com 72 km de comprimento, a norte de Bordéus. É o quinto rio de França em comprimento, após o Loire, o Garona, o Ródano e o Sena.

A 11 julho de 2012, toda a sua bacia é classificada como Reserva da biosfera pela UNESCO.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.