Rita Buzzar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rita Buzzar
Cidadania Brasil
Alma mater Universidade de São Paulo
Ocupação roteirista

Rita Buzzar é uma roteirista e produtora brasileira de cinema e televisão fundadora[1] da produtora Nexus Cinema e Vídeo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Suspense que conta a história de Davi, um cético professor de psicologia, famoso por escrever um livro que explica aparições sobrenaturais através da psicanálise. Após anos sem atender pacientes, ele, com o intuito de escrever um novo livro, viaja para uma cidade do interior para investigar a história de um homem que acredita que sua filha está sendo assombrada pelo fantasma do antigo caseiro de sua propriedade.|miniaturadaimagem|23 de Junho nos cinemas ]] Rita Buzzar[2]filha de Tula e Miled Buzzar, é roteirista e produtora, diretora da produtora Nexus Cinema e Vídeo, estudou audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É autora de sucessos[3] para a televisão como a mini-série Rosa dos Rumos (Rede Manchete, 1990-91), A História de Ana Raio e Zé Trovão (novela, Rede Manchete, 1990-91) e escreveu a história de A Queridinha (Rede Manchete), de Walter Avancini. Também escreveu os roteiros de Lara, e Maria dos Prazeres, uma produção internacional de Carlo Ponti.

Trabalhou com Gabriel Garcia Marquez na série Amores Posibles, para a televisão espanhola. E participou no Sundance Institute, em Utah, com o projeto selecionado Luz no Céu.

Dirigiu vários documentários para a televisão. Entre eles, Carandiru.do, sobre a Casa de Detenção e as filmagens de Hector Babenco. Produziu, em conjunto com a Globo filmes e Lumière, o filme Olga, do qual também é roteirista. Olga foi visto por mais de três milhões de espectadores e ganhou mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, além de ser o penúltimo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar.

É roteirista e produtora de Budapeste, filme baseado no livro homônimo de Chico Buarque, numa co-produção entre Brasil, Portugal e Hungria. O filme é dirigido por Walter Carvalho e estreou em maio de 2009.

Produtora do épico O Tempo e o Vento, repetindo a parceria com o diretor Jayme Monjardim. O filme é baseado na grande obra do consagrado escritor brasileiro Érico Veríssimo.

Está produzindo os filmes Duetto, uma co-produção Brasil e Itália e Madame Durocher, uma co-produção com a França, ambos em pré-produção. Também é roteirista e produtora do projeto por um fio, baseado no livro Por um Fio de Drauzio Varella

É produtora de O Caseiro, filme do diretor Julio Santi e roteirizado por João Segall, lançado no dia 23 de Junho de 2016 no Brasil e lançado em 2 de Dezembro de 2016 nos EUA nos cinemas AMC Empire 25, em Manhattan (NY), o AMC Jersey Gardens, em Elizabeth, o National Amusement Showcase Cinema de Lux, em Revere (MA), o AMC Methuen 20, em Methuen (MA), e o AMC Liberty Tree Mall 20, em Danvers (MA).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.filmeocaseiro.com.br/#!/