Rob Gonsalves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rob Gonsalves
Nascimento 25 de junho de 1959
Toronto
Morte 14 de junho de 2017 (57 anos)
Cidadania Canadá
Ocupação pintor, ilustrador
Movimento estético surrealismo, Realismo mágico

Rob Gonsalves (Toronto, 25 de junho de 195914 de junho de 2017[1] ) foi um artista canadense, mestre da arte fantástica, suas obras criam ilusões e interagem entre o mundo real e o imaginário fazendo com que o espectador reflita sobre o que está vendo e tente desvendar os mistérios destas obras.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gonsalves nasceu em Toronto, Ontário. Ainda criança desenvolveu um interesse pela arte. Na adolescência, sua percepção da arquitetura cresceu depois que ele aprendeu técnicas de perspectiva e começou a criar suas primeiras pinturas e renderizações de edifícios imaginados. Depois de uma introdução a artistas como Escher, Dalí e Tanguy, Gonsalves começou suas primeiras pinturas surrealistas. A abordagem do Realismo mágico de Magritte, juntamente com as ilusões precisas da perspectiva de Escher passou a ser influência em seu futuro trabalho.

Rob cometeu suicídio no dia 14 de junho de 2017. Rob morreu cedo demais. Mas sua família, amigos e as pessoas que ele tocou através de sua arte vão mantê-lo em seus corações e manter sua luz viva.

Obra[editar | editar código-fonte]

Para entender e visualizar os mistérios de suas obras é preciso observar, entrar em seu mundo. Parar, observar e se questionar sobre o que realmente está vendo.

Suas obras são comparadas com as de Maurits Cornelis Escher[carece de fontes?].

Suas ilusões fazem ligações entre mundos distintos, unem o real e o fantástico. Rob Gonsalves não responde qual é de fato a realidade, isto é função de quem se dispõe a explorar as suas telas.

A mensagem principal de suas obras é que não podemos, e nem devemos acreditar do que enxergamos logo no primeiro momento. É o tipo de pintura onde o observador consegue captar realidades paralelas distintas em um mesmo quadro.

Rob Gonsalves produziu diversas telas e se estabeleceu no mercado internacional.

Referências

  1. «The Magic Realism of Rob Gonsalves». Saper Galleries (em inglês). Consultado em 26 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.