Saltar para o conteúdo

Roberto Civita: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 37: Linha 37:


{{mínimo}}
{{mínimo}}

[[Categoria:Empresários do Brasil]]
[[Categoria:Jornalistas do Brasil]]
[[Categoria:Ítalo-brasileiros]]
[[Categoria:Americano-brasileiros]]
[[Categoria:Judeus do Brasil]]
[[Categoria:Judeus da Itália|Civita]]

{{semiw}}


Foi o criador da revista [[Veja]] e é editor chefe da publicação desde o seu lançamento em 1968. Assumiu a Presidência do [[Grupo Abril]] em 1990, quando se iniciou o período de intensa diversificação dos negócios da empresa.

Faz parte do Conselho Superior do [[Instituto Verificador de Circulação]] (IVC) e do Conselho Deliberativo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde idealizou o curso de pós-graduação em jornalismo e direção editorial<ref>ESPM lança pós-graduação em jornalismo (http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=61019&sid=6) Notícia acessada em 21/01/2011.</ref>. Também é membro do Board of Governors do Lauder Institute e o do Wharton Advisory Board.

== Caso Carlinhos Cachoeira ==
{{artigo principal|[[Veja#CPMI_do_Cachoeira|Atuação da revista Veja na CPMI do Cachoeira]]}}
Atualmente, o empresário está relacionado ao escândalo do caso Carlinhos Cachoeira, em que a revista [[Veja]] é denunciada pelo envolvimento de seu diretor de redação da sucursal de Brasília, [[Policarpo Jr.]], em acordos de cobertura jornalística encomendado pelo banqueiro de bicho goiano [[Carlinhos Cachoeira]].<ref>["http://www.cartacapital.com.br/politica/cachoeira-e-o-desafio-da-midia/" Cachoeira e o desafio da mídia]</ref> <ref>["http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2012/05/07/veja-agora-pode-ser-a-bola-da-vez-na-cpi/"]</ref>

Em [[2012]], a [[veja|revista Veja]] foi acusada pela [[Rede Record]], em uma [[reportagem]] de quinze minutos de duração, de agir a mando do contraventor [[Carlinhos Cachoeira]].<ref>[http://noticias.r7.com/brasil/noticias/domingo-espetacular-mostra-a-influencia-de-carlinhos-cachoeira-sobre-a-revista-veja-20120506.html Domingo Espetacular mostra a influência de Carlinhos Cachoeira sobre a revista Veja]</ref><ref>[http://www.brasildefato.com.br/node/9506 Reportagem da Record sobre a revista Veja], com vídeo, na íntegra</ref> Após a instalação da [[CPMI do Cachoeira]], o [[Partido dos Trabalhadores|PT]] divulgou um documento em que cobra a fixação de um marco regulatório para os meios de comunicação. De acordo com a [[Folha de São Paulo]], o texto divulgado pelo partido diz que após o escândalo envolvendo [[Carlinhos Cachoeira|Cachoeira]] e [[Demóstenes Torres|Demóstenes]], ficou claro a associação de um setor da [[mídia]] com organizações criminosas.<ref name="observador">[http://www.observadorpolitico.org.br/grupos/politica-2/forum/topic/cachoeira-e-veja-apos-caso-demostenes-pt-pede-urgencia-em-controle-da-midia/ Cachoeira e Veja: Após caso Demóstenes, PT pede urgência em controle da mídia]</ref> A opinião do partido contrasta com discurso da presidente [[Dilma Rousseff]]. No dia [[12 de abril]], em cerimônia do [[Minha Casa, Minha Vida]], ela defendeu a [[liberdade de imprensa]]. “''Somos um país que convive com a liberdade de imprensa, somos um país que convive com a multiplicidade de opiniões, somos um país que convive com a crítica.''”<ref name="observador"/>

A transcrição de um áudio da [[Operação Monte Carlo]], que prendeu o bicheiro [[Carlinhos Cachoeira]] em fevereiro, também revela que um ''[[espião|araponga]]'' de Cachoeira invadiu o quarto de [[hotel]] do ex-ministro da [[Casa Civil (Brasil)|Casa Civil]] [[José Dirceu]] para recolher material e abastecer a revista Veja.<ref>[http://www.jornaldamidia.com.br/2012/05/08/cachoeira-espionou-jose-dirceu-para-abastecer-a-revista-veja/#.T6xdJuj2a-U Cachoeira espionou José Dirceu para abastecer a revista Veja]</ref>

Em seguida, houve troca de acusações entre políticos e jornalistas. Enquanto governistas argumentaram que Roberto Civita (da [[Veja]]) cometeu [[crime]]s à privacidade iguais aos cometidos por [[Rupert Murdoch]] (que controlava os jornais [[The Sun]] e [[News of the World (jornal)|News of the World]]), em [[8 de maio]] de [[2012]], o colunista Ricardo Noblat publicou no jornal [[O Globo]] o editorial ''[http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/05/08/roberto-civita-nao-rupert-murdoch-editorial-443966.asp Roberto Civita não é Rupert Murdoch]'', defendendo que Civita é inocente. Diversos jornais passaram a publicar editoriais sobre a polêmica,<ref>[http://www.sidneyrezende.com/noticia/170506+problema+do+brasil+nao+e+a+veja Problema do Brasil não é a Veja]</ref><ref>[http://correiodobrasil.com.br/rodrigo-vianna-veja-pede-ajuda-pro-irmao-mais-velho/449978/ Rodrigo Vianna: Veja pede ajuda pro irmão mais velho]</ref> entre eles a própria revista Veja.<ref>[http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-tentativa-de-intimidar-o-jornalismo-leia-editorial-do-jornal-o-globo/ A tentativa de intimidar o jornalismo. Leia editorial do jornal “O Globo”]</ref>

== Títulos ==

* Commander of the Order of the Lion of Finland, governo finlandês (1997)
* Doutor Honoris Causa, Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1997)
* Grande Oficial da Ordem do Rio Branco, governo brasileiro (2002)

=={{Ver também}}==
*[[Veja]]
{{Referências}}

=={{Ligações externas}}==
* [http://www.grupoabril.com.br/ Portal do Grupo Abril]
* [http://portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/36/artigo201118-1.asp Revista Negócios da Comunicação: “Eterno perguntador”, entrevista com Roberto Civita]



[[Categoria:Empresários do Brasil]]
[[Categoria:Empresários do Brasil]]

Revisão das 14h26min de 18 de maio de 2012


Roberto Civita
Robertocivitadivulgacao
Nascimento 9 de agosto de 1936 (87 anos)
Nacionalidade brasileira
Parentesco Victor Civita (pai)
Ocupação empresário
Cargo Presidente do Conselho de Administração e Diretor Editorial do Grupo Abril

Roberto Civita (Milão, 1936) é um empresário ítalo-judeu brasileiro, atual presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril, além de presidente da Fundação Victor Civita[1].

Biografia

Roberto é filho de Victor Civita, fundador do Grupo Abril. Estudou Física Nuclear na Rice University, no Texas, e formou-se em jornalismo na Universidade da Pensilvânia e em economia pela Wharton School, da mesma universidade e fez pós-graduação em Sociologia pela Universidade de Columbia.

Foi o criador da revista Veja e é editor chefe da publicação desde o seu lançamento em 1968. Assumiu a Presidência do Grupo Abril em 1990, quando se iniciou o período de intensa diversificação dos negócios da empresa.

Faz parte do Conselho Superior do Instituto Verificador de Circulação (IVC) e do Conselho Deliberativo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde idealizou o curso de pós-graduação em jornalismo e direção editorial[2]. Também é membro do Board of Governors do Lauder Institute e o do Wharton Advisory Board.

Títulos

  • Commander of the Order of the Lion of Finland, governo finlandês (1997)
  • Doutor Honoris Causa, Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1997)
  • Grande Oficial da Ordem do Rio Branco, governo brasileiro (2002)

Referências

  1. Grupo Abril: Roberto Civita (http://www.grupoabril.com.br/arquivo/perfilRC.pdf)
  2. ESPM lança pós-graduação em jornalismo (http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=61019&sid=6) Notícia acessada em 21/01/2011.

Ligações externas

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.