Rodrigo 'Del Arc'

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rodrigo Louis Fernandes Del Arco, mais conhecido como Rodrigo Del Arc, é um cantor internacional, compositor, ator, empreendedor, escritor, modelo, locutor, artista com obras licenciadas e produtor artístico cujo estilo musical incorpora a mistura de elementos da bossa nova, do baião, do pop tradicional e se destaca pela diversidade cultural e brasilidades. O cantor também é reconhecido pelo timbre de voz singular que transmite doçura e melancolia, ideal para músicas predominante românticas e clássicos.

Natural do Brasil, lançou dois discos que foram lançados e distribuídos no Japão e na Coreia do Sul por gravadoras locais dos respectivos países. Em 2010 a música “A Place To Remind” foi incluída na trilha do K. Drama “Athena” série reprisada no Japão, em 2011.

Na televisão aberta, participou de programas pela MTV Brasil entre outros, atua em filmes publicitários que são veiculados também em outros países, além de fazer pontas em séries de televisão.

Atualmente o crooner está em turnê com um espetáculo de sucesso que homenageia o ícone da música brasileira Luiz Gonzaga.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em São Paulo e mudou com seus pais para Lugano na Suíça antes de completar seu primeiro ano de idade.

Quando Rodrigo completou 10 anos, seu pai decidiu regressar com a familia para o Brasil, mas não por muito tempo, meses depois sua família mudou-se novamente, desta vez para Banguequoque na Tailândia.

Aos 11 recebeu seu primeiro cachê artístico para um comercial de televisão.

Del Arc compôs sua primeira canção de forma intuitiva aos 11 anos em Banquequoque e já flertava com a ideia de ser músico, porém seu sonho até então era trabalhar como ator e viver disso.

Entrou para o New International School of Thailand - Drama e as apresentações em teatros no colégio foram seu primeiro contato com os palcos.

As viagens internacionais eram muito constantes para Rodrigo.

Aos 14 anos volta para o Brasil e foi nessa época que ele participou de aulas de teatro na "A Casa do Teatro" em São Paulo (Célia Helena) e a formação de uma banda de rock de garagem onde ele performava como vocalista e compositor.

Com sua banda, chamada “In-Sanity” (na sanidade), conseguiu vencer uma competição de bandas local em São Paulo e começou a conhecer pessoas mais experientes no meio musical.

Conheceu o produtor musical, professor de música, Nikk Gutierrez (ex-Mitrium) que o fez despertar ainda mais curiosidade pela musica brasileira e começaram a compor juntos. Algumas destas canções também incluíram o amigo e compositor Edu Maranhão.

No ano de 2007 seu pai faleceu e Rodrigo começou a fazer trabalhos de modelo, trabalhando para as agências Ten, Ford e Closer em São Paulo.

Neste período realizou alguns trabalhos que foram veiculados no Canal Brasil.

Como ator, teve a oportunidade de contracenar com atores experientes, como Paulo César Peréio. Rodrigo compôs trilhas originais para séries do Canal Brasil dirigidas pelo diretor Pedro Flores da Cunha.

No ano de 2009 seu álbum "A Kind of Bossa" foi lançado no Japão por um dos maiores labels do segmento no país, dando uma maior visibilidade ao artista.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2009: A Kind of Bossa e início[editar | editar código-fonte]

Em 2009 lançou seu primeiro álbum, “A Kind of Bossa”, com 10 canções originais em inglês dedicadas para a memória de seu pai. Os fonogramas conseguiram números expressivos de plays na internet, principalmente pela plataforma MySpace. Este disco alcançou audiências fora do Brasil resultando em dois contratos, um no Japão, pelo selo Omagatoki e outra pela Sul Coreana Leeway Networks.

A versão coreana foi lançada com 3 faixas Bonus, dentre elas uma versão da "The Look Of Love" de Burt Bacharach.

A música “A Place To Remind” foi incuída no K. Drama “Athena 2” in 2010, re-veiculado no Japão em 2011 (TV aberta).

2014: Novo Ar (New Air) and Core Port.[editar | editar código-fonte]

Em 2013 começou a trabalhar em seu segundo álbum profissional, gravado em São Paulo e mixado analogicamente no estúdio THE MIX ROOM em Burbank, distrito de Los Angeles na California (EUA).

Foi primeiro lançado no iTunes com o nome de Novo Ar em Janeiro 2014.

No Japão foi lançado em Julho 2014 pelo selo CORE PORT da Yamaha. Versão japonesa incuí uma faixa bônus chamada de “If You’re In, I’m In” composta exclusivamente por Rodrigo 'Del Arc'.

Antes mesmo do lançamento do disco, a faixa "Another Summer" chegou a ser a 19ª música mais tocada no Rio de Janeiro em 22 de outubro de 2013 segundo o MUSICMEDIA BY CROWLEY.

Em Julho de 2014, Rodrigo integrou o LINE-UP DO festival anual “New York’s Brazil Summerfest” em Manhattan (NY. EUA).

2017 - presente momento: Singles, Composições, Gonzagão…[editar | editar código-fonte]

Em 2016 compôs dezenas de músicas ao vivo com sua audiência através de uma rede social e em 2017 registrou algumas canções numa pequena compilação chamada "em casa". O principal diferencial deste compilado de 6 vídeos/faixas, é que ele foi feito com a colaboração de seu público que acompanhou inúmeras etapas do processo ao vivo, incluindo as composições, escolhendo as músicas gravadas via votação on-line.

Algumas de suas composições foram regravadas por outros artistas, com destaque para "É Dela", gravada pelo cantor gaúcho Arthur Seidel e também pelo cantor e compositor baiano Peu, co-autor da obra juntamente com o também baiano Dino Teixeira.

Atualmente Rodrigo canta em espetáculos de cunho cultural.

Em 2021 estreiou o espetáculo “110 Anos de Gonzagão” dirigido por Fran Carlo. Com arranjos de musica por Olívio Filho, respeitado acordeonista, o show destaca o trabalho extraordinário do Rei do Baião.[1]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Rodrigo é um dos fundadores de um projeto no Capão Redondo, zona sul de São Paulo, chamado “Coletivo Mixtura”, que tem como objetivo misturar pessoas de diferentes partes da cidade e de diferentes culturas, estilos, religiões e tradições para produzir conteúdo artístico ao vivo. Também participa de discussões abertas com cunho social em espaços e escolas da região como o CIEJA no Campo Limpo.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • A Kind of Bossa (JP. Omagatoki 2009 / SK. Leeway Networks 2010)
  • Novo Ar / New Air (JP. Core Port 2014)

Filmes e TV[editar | editar código-fonte]

  • 2009 - Caça-Palavra - personagem Francisco - curta dirigido por Pedro Flores da Cunha
  • 2010 - Tem Uma Banda Na Nossa Casa - Artista convidado para o reality show.
  • 2011 - Des-programado - Personagem Morde Mort - Supporting role in Multishow TV series

Publicitários (Ator)[editar | editar código-fonte]

  • 2014 - Absolut Vodka (world), Oi (Brazil), Rede Globo
  • 2015 - Volkwagen (Brazil), Garoto (Brazil), Gillette (World), Corona (North America), Sony (Brazil).
  • 2016 - Engov (Brasil), Colgate (Brasil e América Latina)
  • 2017 - Nivea Men, Hyundai

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. «Rodrigo Del Arc apresenta show com homenagem a Luiz Gonzaga, em Presidente Prudente». G1. 23 de junho de 2023. Consultado em 9 de março de 2024