Rodrigo Forjaz de Trastâmara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rodrigo Forjaz de Trastâmara
Cavaleiro medieval do Condado Portucalense cujas origens se encontram na Casa de Trastâmara
Nascimento c.1070
Casa Casa de Trastâmara
Pai Forjaz Vermuis I de Trastâmara
Mãe Sancha Ordonhes

Rodrigo Forjaz de Trastâmara (c. ?? - 1071) foi um cavaleiro medieval do Condado Portucalense cujas origens se encontram na Casa de Trastâmara mas que por valorosos actos e façanhas militares feitas em combate passou por ordem real a o ter o nome Homem.

Foi tido como um importante combatente da reconquista peninsular. Fez vários combates contra os mouros durante o reinado de D. Fernando de Leão e Castela, Rei de Leão.

Na altura em que este monarca repartiu o reino pelos filhos, Rodrigo seguiu o partido de Garcia II da Galiza e Portucale. Esteve também com este rei na Batalha de Águas de Maias, onde foi ferido. Na Batalha de Santarém, conduziu o rei D. Sancho II de Castela que havia sido rendido em combate por Don Gomez Echiguez e o entregou em seguida ao seu irmão D. Garcia II da Galiza , antes de morrer.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Forjaz Vermuis I de Trastâmara Senhor de Trastâmara (1040 -?) e de Sancha Ordonhes. Casou com Moninha Gonçalves da Maia, filha de Gonçalo Mendes da Maia e de Urraca Teles (c. 1060 -?), de quem teve:

  1. Velasquita Rodrigues
  2. Sancha Rodrigues
  3. Forjaz Vermuis de Trastâmara (1100 - ?)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ascendências Reais de SAR D. Isabel de Herédia, António de Sousa Lara, Vasco de Bettencourt Faria Machado e Universitária Editora, 1ª Edição, Lisboa, 1999, Pág. 111.
  • Teatro Histórico Genealógico e Panegírico , Manuel de Sousa Moreyra, 1694, páginas 84 e 85