Saltar para o conteúdo

Roland Grapow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Roland Grapow

Roland Grapow no Open Air 2015
Informação geral
Nascimento 30 de agosto de 1959 (65 anos)
Local de nascimento Hamburgo
Alemanha
Gênero(s) Power metal
Instrumento(s) guitarra
Afiliação(ões) Masterplan, Helloween

Roland Grapow (Hamburgo, 30 de agosto de 1959) é um guitarrista conhecido pela sua participação na banda Helloween entre 1988 e 2000. Em agosto de 2001, ao lado do renomado baterista Uli Kusch, formou o Masterplan.

Trabalho solo, Masterplan

[editar | editar código-fonte]

Durante seu tempo com a banda, Grapow também formou um projeto solo. O primeiro lançamento, The Four Seasons of Life, apresentava membros do Helloween fazendo backup, com Grapow tentando cantar além de tocar guitarra. No segundo álbum, Kaleidoscope, integrantes atuais e ex-integrantes da banda de Yngwie Malmsteen participaram.

Em 2001, Grapow e seu colega de banda Uli Kusch foram demitidos do Helloween devido a diferenças musicais e pessoais. Em 2012, em uma entrevista com o editor-chefe da Metal Shock Finland, Mohsen Fayyazi, Grapow afirmou:

Eu me senti muito seguro no Helloween. No meio da turnê, eu disse algo para Michael e Markus e disse minha opinião sobre algo. Eu queria fazer algo o melhor para a banda e acho que eles me entenderam mal, como se eu quisesse ser líder. Eu estava falando a verdade e é assim que sou ... Foi um ótimo momento no Helloween ... mas fiquei feliz quando saí da banda depois do Dark Ride porque é um dos meus álbuns favoritos, mudou totalmente a minha vida.[1]

Grapow e Kusch decidiram seguir com o projeto paralelo que estavam planejando e formaram a banda Masterplan com o ex-vocalista do Ark and The Snakes, Jørn Lande. Depois que Kusch deixou a banda em 2006, Grapow se tornou o líder e principal compositor do Masterplan.

Trabalho de produção

[editar | editar código-fonte]

Grapow mora atualmente em Zvolenská Slatina, Eslováquia, onde trabalha como produtor musical em seu próprio estúdio, o Grapow Studios. Entre muitos outros projetos, Grapow produziu o álbum In Hell de 2008 da banda de metalcore tcheca X-Core, bem como seu sucessor de 2011, Life and Stuff.

Em 2011, ele mixou o álbum Motherland para a banda italiana de metal progressivo Daedalus e tocou o solo de guitarra na música "Underground".

Em 2012, a banda tcheca de power metal Eagleheart gravou seu segundo álbum, Dreamtherapy, para a Scarlet Records, com Grapow produzindo, mixando, masterizando e contribuindo com vocais convidados e solos de guitarra.

Ele também produziu o álbum The Prophecy, da banda eslovaca de metal sinfônico Anthology.

Ele trabalhou extensivamente com a banda espanhola de power metal Lords of Black, produzindo seus álbuns Lords of Black and II.[2]

Em 2017, Grapow se juntou à banda de metal tcheca Kreyson como guitarrista principal. Roland realizou shows com o grupo e em 2019, ele saiu da banda.[3]

Rampage
  • 1981 - Victims of Rock
  • 1982 - Love Lights up the Night
Helloween
Masterplan
Carreira Solo
  • 1997 - The Four Seasons of Life
  • 1999 - Kaleidoscope

Influências musicais

[editar | editar código-fonte]

"Primeiro "Grand Funk Railroad", Rainbow, Deep Purple, antigamente eu amava Toto, Foreigner, Kansas, Styx. Nos anos 80's ouvia Judas Priest, Scorpions, MSG, Yngwie Malmsteen e muitos mais..."

Referências

  1. BraveWords. «Splash». bravewords.com (em inglês). Consultado em 31 de agosto de 2021 
  2. «Daedalus - Motherland BACKGROUND MAGAZINE Review». www.backgroundmagazine.nl. Consultado em 31 de agosto de 2021 
  3. blackphoenixrisingmetal.blogspot.com/ Black Phoenix Rising
  4. «Entrevista com Roland Grapow». Rock Mania. 24 de janeiro de 2017. Consultado em 14 de fevereiro de 2017 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]