Rota do enxaimel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa construída na técnica enxaimel
Casa Radünz, construção enxaimel aberta à visitação
Rapaz segurando balaio com milho em frente a construção rural
Casa Siewert, um dos atrativos culturais da Rota do Enxaimel

Rota do Enxaimel é uma localidade turística localizada no município brasileiro de Pomerode, interior do estado de Santa Catarina.

O local é tombado como patrimônio paisagístico pelo IPHAN,[1] e num percurso de aproximadamente 16 km se encontram cerca de 50 construções na técnica Enxaimel, individualmente tombadas em nível federal, estadual ou municipal.

É considerada a maior reunião de construções feitas na técnica enxaimel fora da Europa.[2]

Desde cerca do ano 2000, o bairro de Testo Alto[3] passou a ser chamado "Rota do Enxaimel" no contexto turístico, para melhor refletir seu potencial turístico-cultural.

Além do patrimônio tombado, existem no local diversas casas abertas a visitação, restaurantes, pousadas, trilhas de caminhada, lojas de produtos locais e fabricantes de produtos artesanais.[4]

Foi selecionada em 2021 como uma das "Melhores Vilas Turísticas do Mundo" pela Organização Mundial do Turismo,[5] pela preservação de tradições rurais, patrimônio histórico, alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e organização associativista para desenvolvimento do turismo.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]