Rui Vasques Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rui Vasques de Pereira)
Rui Vasques Pereira
Cidadania Reino de Portugal
Progenitores
Cônjuge Maria Gonçalves de Berredo
Filho(a)(s) João Rodrigues Pereira, senhor de Paiva
Ocupação terratenente

D. Rui Vasques Pereira foi um nobre e Cavaleiro do Reino de Portugal. Foi cavaleiro vassalo do rei D. Afonso IV de Portugal, com referências em 1355. Foi detentor do senhorio de Castelo de Paiva e de Baltar.

Encontra-se documentado desde 1339, altura em que começam a surgir documentos com o seu nome. Foi também herdeiro das terras de seu pai em Riba de Vizela, termos da cidade de Guimarães, onde fez a sede da sua casa senhorial.

Assim como D. Pedro I coutou-lhe o lugar de Lamegal, no termo de Pinhel, tal como o tinham tido os avós paternos da sua mulher[1].

Devido a se ter negado a beijar a mão da rainha D. Leonor Teles no Porto recolhei-se em Chaves onde foi degolado, por ordem real[2].


Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de D. Vasco Gonçalves de Pereira e de Inês Lourenço da Cunha, filha de Lourenço Martins da Cunha[3].

Casou com D. Maria Gonçalves de Berredo (?– 1387) filha herdeira[2] de Gonçalo Anes de Briteiros (?- 1329) e de Sancha Perez de Gusmão, de quem teve:

  1. João Rodrigues Pereira, senhor de Paiva foi senhor de Castelo de Paiva, de Baltar e de Cabeceiras de Basto casou com Maria da Silva filha de Rui Mendes de Vasconcelos, que foi senhor de Figueiró e Pedrogão e de Constança Álvares;
  2. D. Joane Mendes Pereira;
  3. D. Senhorinha Rodrigues Pereira;
  4. D. Constança Rodrigues Pereira, casada com Gonçalo Garcia de Figueiredo filho de Fernão Rodrigues de Figueiredo (1295 -?) e de Leonor Rodrigues de Figueiredo (1299 -?).

Fora do casamento teve:

  1. D. Inês Rodrigues Pereira, que foi casada por duas vezes, a primeira com Martim Rodrigues de Novais e a segunda com Rodrigo Anes de Araújo.

Referências

  1. Linhagens Medievais Portuguesas: genealogias e estratégias 1279-1325, por José Augusto de Sotto Mayor Pizarro, Porto, 1997, volume II, pág, 896 - repositorio-aberto.up.pt
  2. a b Siqueiras e Pereiras, por Mário Acúrcio Teixeira de Vasconcelos, Município de Arcos de Valdevez, Junho de 2012. pág. 89
  3. Siqueiras e Pereiras, por Mário Acúrcio Teixeira de Vasconcelos, Município de Arcos de Valdevez, Junho de 2012. pág. 89, notas 174 e 175

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • José Augusto de Sotto Mayor Pizarro, Linhagens Medievais Portuguesas - 3 vols, Universidade Moderna, 1ª Edição, Porto, 1999. vol. 2-pg. 305.
  • José Augusto Sotto Mayor Pizarro, Os Patronos do Mosteiro de Grijó, Carvalhos de Basto, 1ª Edição, Ponte de Lima, 1995. pag 132.
  • Manuel José da Costa Felgueiras Gaio, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. III-pg. 87 (Briteiros) e vol. VIII-pg. 189 (Pereiras).