Livino de Gante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Livino de Gante)
Livino de Gante
Livino de Gante
O Martírio de São Livino (Rubens, 1633)
Nascimento ca. 580
Irlanda
Morte 12 de novembro de 657
Sint-Lievens-Esse, Flanders
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 12 de novembro
Portal dos Santos
O chamado de Livino, Gante (século 9)

Livino de Gante (ca. 58012 de novembro de 657) foi um missionário em Flandres e Brabante, venerado como santo e mártir na tradição católica e, mais especialmente na Catedral de São Bavão, em Gante.[1] Seu dia de festa é 12 de novembro.

Lenda e a hagiografia[editar | editar código-fonte]

Detalhes da biografia de São Lebuíno foram usados para compilar o Passio de São Livinus.[1]

Diz a lenda que Livino nasceu na nobreza irlandesa. Após estudar na Inglaterra, onde visitou Santo Agostinho de Cantuária, ele voltou para a Irlanda. Mais tarde, ele passou por um peregrinatio Domini e deixou a Irlanda para Gante, na Bélgica, e Zelândia, nos Países Baixos, onde ele pregou. Durante um de seus sermões, Livino foi atacado na aldeia de Esse, perto de Geraardsbergen, por um grupo de pagãos que cortaram a sua língua e sua cabeça.

As aldeias de Sint-Lievens-Esse, onde ele foi assassinado, e Sint-Lievens-Houtem, onde ele foi enterrado, foram nomeadas em homenagem a ele.

Seus restos mortais foram transferidos para Gante na virada do milênio, mas sumiu e acredita-se ter sido destruída em 1578, durante a segunda Iconoclastia.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Pesquisa recente questiona a existência de São Livino.[2][3] Existem semelhanças entre São Livino e São Lebuíno, um missionário inglês que morreu em Deventer  em 775 e que é comemorado no dia 12 de novembro na diocese de Utrecht. Ambos foram envolvidos no batismo de pagãos nos Países Baixos e tiveram semelhantes conflitos. Tem sido argumentado que os monges da Catedral de São Bavão, em Gante, presumivelmente  o local de residência de Livino, lançaram os cultos de São Livino e encontraram inspiração na vida de São Lebuiíno

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]