Marcelino e Pedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Marcelino e São Pedro)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde outubro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Marcelino e Pedro
Estátua de São Marcelino com a palma do martírio, em Seligenstadt
Mártir
Morte c. 304
Veneração por Igreja Católica
Principal templo Santi Marcellino e Pietro al Laterano, em Roma
Festa litúrgica 2 de junho
Gloriole.svg Portal dos Santos

Marcelino e Pedro, por vezes chamado em latim Petrus Exorcista (m. Roma, c. 304) são mártires e santos dos primeiros tempos do cristianismo, venerados por diversas confissões cristãs, entre elas a Igreja Católica.

Marcelino foi um sacerdote eminente de Roma e Pedro cumpria o ministério de exorcista[1]. Ambos teriam sido vítimas da perseguição de Diocleciano. Marcelino teria sido torturado sobre vidros quebrados, enquanto Pedro teria sido torturado por asfixia com cordas apertadas. Na prisão o seu zelo obteve a conversão do guarda Arthemius e da sua família. Condenados pelo magistrado Severus, foram decapitados e enterrados em local ermo de modo que a sua sepultura permaneceu secreta. O segredo foi porém traído pelo carrasco, que também se tornou cristão. Os seus restos mortais foram exumados e colocados na catacumba de São Tibúrcio, na via Labicana, em Roma.

Pouco se sabe da sua vida antes do martírio. O Papa Dâmaso I afirmou ter ouvido a história dos dois mártires contada pelo seu carrasco, e o relato de Dâmaso I é o mais antigo sobre o martírio.[2]

Referências

  1. São Marcelino e São Pedro, mártires, +304, evangelizo.org, 2 de Junho de 2014
  2. Amore, Agostino (5 de novembro de 2008). «Santi Marcellino e Pietro». Santi e Beati. Consultado em 9 de janeiro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.