Síndrome de disfunção múltipla de órgãos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A síndrome de disfunção múltipla de órgãos, antigamente conhecida como falência de multiplos órgãos, é caracterizada pela deterioração aguda da função de dois ou mais órgãos, resultando em perda da função do órgão acometido. Uma das causas mais comuns de MODS é a sepse (Choque séptico).

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

A Sociedade Europeia de Terapia Intensiva organizou uma reunião de consenso em 1994 para criar o "relacionado a Avaliação de sepse de falência do órgãos (SOFA)" recorde usado para descrever o grau de disfunção orgânica em seis sistemas de órgãos. Usando variáveis fisiologias similares a pontuação de disfunção múltipla dos órgãos foi desenvolvido.

  • Estágio 1: O paciente aumentou requisitos de respiração leve de alcalose que é acompanhado de oligúria e hiperglicemia e aumento os requisitos de insulina.
  • Estágio 2: O paciente é taquipneico, hipocapnico e hipxemico. Disfunção hepática moderada e possíveis anormalidades hematológica.
  • Estágio 3:Um paciente desenvolve um choque com azotemia e distúrbios ácido-base. Significativas alterações da coagulação.
  • Estágio 4:O paciente é dependente e vasopressor oligúrica ou anúricos. colite isquêmica e acidose láctica seguir.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira descrição detalhada sobre a "síndrome da disfunção múltipla de órgãos" foi feita pelo autor Granville Garcia, publicada em 1974, cujo o trabalho lhe rendeu indicação ao nobel de medicina.[1]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Garcia G, Oliveira (1997). "A Síndrome da Falência de Múltiplos Órgãos". Medsi