Sistema (biologia)
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2015) |
Na biologia, um sistema[1] ou sistema orgânico[2] é um grupo de órgãos que juntos executam determinada tarefa. Alguns sistemas comuns, como aqueles presentes em mamíferos e outros animais, e vistos na anatomia humana, por vezes chamado de sistema biológico é um grupo de órgãos que trabalham em conjunto para executar alguma tarefa fisiológica num ser vivo. Os sistemas são um nível de organização biológica, entre o nível do órgão e o nível do aparelho, que é constituído pela concorrência funcional de vários sistemas. Alguns sistemas comuns, como os presentes nos mamíferos e noutros animais, e que logicamente também estão presentes na anatomia humana, são o sistema circulatório, o sistema respiratório ou o sistema nervoso. Um conjunto organizado de sistemas constitui um organismo.[3]
Um grupo de sistemas compõem um organismo, por exemplo o corpo humano.
Sistemas humanos
[editar | editar código]Os humanos possuem uma variedade de sistemas devido à complexidade do organismo da espécie. Estes sistemas específicos são amplamente estudados pela anatomia humana. Os sistemas "humanos" também estão presentes em vários animais.
- Sistema tegumentar
- Sistema esquelético (sustentação)
- Sistema articular
- Sistema muscular (locomotor)
- Sistema cardiovascular
- Sistema respiratório (troca de gases)
- Sistema digestivo (ou digestório) responsável pela transformação do alimento em nutrientes para o organismo, alguns de seus órgãos são o estômago, a boca e o intestino.
- Sistema urinário (excretor)
- Sistema reprodutor
- Sistema nervoso (sensorial)
- Sistema endócrino (hormonal)
- Sistema linfático
Referências
- ↑ «sistema (bioloxía)». aplicacions.usc.es; bUSCatermos. Consultado em 24 de novembro de 2024
- ↑ Por vezes, o termo "sistema biológico" é utilizado para se referir a um sistema de produção agrícola baseado nos princípios da agricultura biológica ou ecológica. (Ver, por exemplo, Sistema orgánica )
- ↑ «organismo» (em galego). Dicionario da Real Academia Galega. Consultado em 24 de novembro de 2024