Sacro Cuore di Gesù a via Piave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Sacro Cuore di Gesù a Castro Pretorio.
Igreja do Sagrado Coração de Jesus na via Piave
Sacro Cuore di Gesù a via Piave
Sacro Cuore di Gesù a via Piave
Fachada
Estilo dominante Neogótico
Arquiteto Aristide Leonori
Início da construção 1914
Fim da construção 1916
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 54' 29" N 12° 29' 56" E

Sacro Cuore di Gesù a via Piave ou Igreja do Sagrado Coração de Jesus na via Piave, conhecida também como Sacro Cuore di Gesù al Sallustiano, é uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Sallustiano, na via Piave. É dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e uma igreja anexa da paróquia de San Camillo de Lellis.

História[editar | editar código-fonte]

Esta igreja foi construída no início do século XX, entre 1914 e 1916, com base num projeto de Aristide Leonori. A fachada principal está de frente para a via Piave, ao contrário do projeto original, que a dispunha na via XX Settembre. Está separada da rua por um portão de ferro forjado. A fachada, em estilo neogótico, está dividida em três seções verticais, com a central, mais larga, pronunciada em direção à rua, e as portas nas duas laterais no alto de duas rampas.

O interior está dividido em uma nave e dois corredores laterais, separados por um fileira de colunas que sustentam ainda um matroneu. O teto é ogival. Acima do matroneu abrem-se janelas decoradas com vitrais provenientes de Munique representando santos diversos cujos nomes correspondem aos de familiares de Leonori. Os vitrais do curto transepto representam, à direita, "Instituição da Eucaristia" e "Sacrifício de Melquisedeque", e, à esquerda, "Adoração da Eucaristia por Todos os Povos".

Os dois corredores terminam em absidíolas decoradas com duas telas, "Santo Inácio de Loyola", e uma cópia da "Madonna della Strada", cujo original está na Igreja de Jesus. Na abside central, decorado com mármores e mosaicos, está "Cristo entre Santos". Um portão de madeira que separava o presbitério da nave e dos corredores foi substituído por um de ferro forjado. Toda a igreja foi decorada por Gabrini.

A igreja pertence às "Servas do Sagrado Coração de Jesus", cujo convento fica ao lado.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rendina, Claudio (2000). Newton & Compton Editori, ed. Le Chiese di Roma (em italiano). Milão: [s.n.] p. 87-88. ISBN 978-88-541-1833-1 
  • Cerchiai, C. (2000). I rioni e i quartieri di Roma. Rione XVII Sallustiano (em italiano). 3. Milão: Newton & Compton Editori. p. 1038–1063 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sacro Cuore di Gesù a via Piave