Sanatório Marítimo do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sanatório Marítimo do Norte em 2007.

O Sanatório Marítimo do Norte localiza-se na freguesia de Valadares, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Com projeto do arquitecto Francisco de Oliveira Ferreira, foi fundado por Joaquim Gomes Ferreira Alves, sendo inaugurado em agosto de 1917. O sanatório estava vocacionado à época para o tratamento de diversas doenças, nomeadamente a tuberculose, pelo aproveitamento dos efeitos benéficos da água do mar (talassoterapia) e da luz do sol (helioterapia).

Em 1978, por doação efetuada pelo filho do fundador, Dr. Álvaro Ferreira Alves, transitou para a posse do Estado, condicionada à integração do pessoal nos quadros da função pública e à utilização do espaço para instalação de equipamentos de saúde. A partir dessa data deixou de funcionar, sendo posteriormente cedido à Associação S. João de Deus, ligada ao Presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e para efeito de ali instalar um equipamento de apoio a enfermeiros aposentados, o que também nunca se concretizou, limitando-se o seu uso a servir como residência para o presidente daquele Sindicato e sua família, o que motivou diversas ações judiciais que culminariam com a cessação da cedência.

Sem ocupação, o edifício foi-se degradando, situação que só foi travada com a decisão governamental de instalar ali o Centro de Reabilitação Física do Norte. A cerimónia de lançamento da "primeira pedra" desta nova fase teve lugar em 26 de junho de 2010.

Atualmente o edifício encontra-se em Vias de Classificação.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.