Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo (oficialmente: União das Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo[1]) é uma freguesiaportuguesa do município de Santa Maria da Feira, com 23,36 km² de área[2] e 19 788 habitantes (censo de 2021)[3]. A sua densidade populacional é 847,1 hab./km².
É uma das poucas freguesias portuguesas territorialmente descontínuas, situação decorrente da descontinuidade territorial que já se verificava na antiga freguesia de Travanca e que não foi resolvida com a reorganização administrativa. O território da freguesia criada em 2013 divide-se em duas partes de extensão muito diferente: um núcleo principal (concentrando 99% do território da freguesia), onde se situa a totalidade do território das antigas freguesias da Feira, Sanfins e Espargo e a quase totalidade do da antiga freguesia de Travanca, e um exclave a sudeste, parte do lugar de Macieira, que constitui um enclave no interior do território da União das Freguesias de São Miguel do Souto e Mosteirô.
Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013,[1] resultando da agregação das antigas freguesias de Feira, Travanca, Sanfins e Espargo: