Santa Maria della Clemenza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia
Santa Maria della Clemenza
Santa Maria della Clemenza
Fachada do restaurante
Início da construção século XVII
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 24" N 12° 28' 11" E
Notas: Desconsagrada no começo do século XX

Santa Maria della Clemenza ou Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, conhecido também como Oratorio del Santissimo Sacramento, era uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Trastevere, no vicolo del Piede, desconsagrada no começo do século XX. Era dedicada a Nossa Senhora da Misericórdia.

História[editar | editar código-fonte]

Esta diminuta igreja foi construída nos primeiros anos do século XVII. Em 1675, foi entregue para a "Arquiconfraria do Santíssimo Sacramento" da basílica de Santa Maria in Trastevere, como se pode ler ainda hoje na arquitrave acima do portal. O seu principal objeto devocional era um ícone bizantino do século VIII conhecida como "Madonna della Clemenza", de onde o seu nome.

Depois da unificação da Itália, em 1870, permaneceu fechada por dezoito anos. Depois de restaurada e ampliada, foi aberta em 1888. Acima da porta, pelo lado de dentro, ficava uma inscrição em mármore colocada ali pelos confrades em 1705, recordando os benefícios e privilégios que o papa Clemente XI, antigo membro e protetor da confraria, que ficava no altar-mor.

Quando a confraria deixou de existir, no começo do século XX, a pequena igreja desconsagrada e vendida para uso civil; hoje um restaurante chamado "La Canonica".

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santa Maria della Clemenza