Santa Receita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Santa Receita
Santa Receita (PT)
Claudete Troiano
Apresentadora do Programa.
Informação geral
Formato Programa de variedades
Gênero Feminino
Duração 2h 45 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Felipe Pontes (núcleo)

Coord. de Produção = Marília Carvalho

Produtor(es) Andressa Silva
Apresentador(es) Claudete Troiano
Elenco Claudete Troiano
Abiane Souza (Repórter)
Tema de abertura Instrumental
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Aparecida
Formato de exibição 1080i (HDTV)[1]
Transmissão original 10 de março de 2014 - presente
Cronologia
Programas relacionados Note e Anote
Mulheres
Pra Valer (programa de televisão)

Santa Receita é um programa de televisão brasileiro, produzido pela Rede Aparecida de Comunicação e exibido deste o dia 10 de março de 2014. É apresentado por Claudete Troiano, direto dos estúdios da Rede Aparecida, na cidade de Aparecida, estado de São Paulo. Voltado para o público feminino, o programa aborda temas variados, como culinária, saúde, moda, artesanato, comportamento, música, religiosidade, notícias, e variedades. O programa é exibido de segunda a sexta feira, ao vivo, às 15h, com término às 17h45, contando com grande audiência em todo o território nacional. [2]

O Programa[editar | editar código-fonte]

O programa Santa Receita foi exibido pela primeira vez no dia 10 de março de 2014, marcando a estreia de Claudete Troiano na Rede Aparecida. A apresentadora e jornalista estava há cerca de dois anos fora do ar, e já havia apresentado programas de muito sucesso em outras emissoras, como a TV Gazeta, Rede Manchete , Rede Record, Band e SBT. Seu trabalho de maior notoriedade foi na apresentação do programa Note e Anote. [3]

Quadros[editar | editar código-fonte]

Entre todas as atrações do programa, um dos quadros de maior audiência e participação dos telespectadores é o plantão médico. Diariamente a apresentadora recebe médicos de várias especialidades, que abordam diversos temas e respondem perguntas enviadas pelo público, ao vivo.

Outro grande destaque, e que tem relação direta com o nome da atração, é o quadro de culinária. As receitas são apresentadas diariamente no último bloco do programa, sempre por chefes convidados. Às sextas-feiras, o último bloco é gravado, e Claudete Troiano visita diferentes restaurantes de São Paulo ou da região do Vale do Paraíba, trazendo dicas de passeios aos telespectadores. Todas as receitas preparadas ficam disponíveis no canal da emissora no YouTube, e no Portal A12.

Claudete Troiano também recebe cantores de nome nacional e regional que além de cantar, concedem entrevistas e divulgam seus trabalhos mais recentes. Em pouco mais de um ano e meio de programa, a apresentadora já recebeu Agnaldo Rayol, Renato Teixeira Giovani (da antiga dupla Gian & Giovani) e os grupos KLB, Demônios da Garoa, Negritude Júnior, dentre outros.

Participação dos Telespectadores[editar | editar código-fonte]

Todos os dias a apresentadora recebe dezenas de e-mails elogiando o programa, e sempre escolhe alguns para ler e agradecer pelo carinho. Na página do programa no Facebook, o público também consegue interagir com a apresentadora. No dia 09 de setembro de 2015, teve início o "Jogo da Caixa", que é realizado às quartas-feiras. Durante o jogo, os telespectadores podem falar ao vivo através do telefone, e se acertarem qual o objeto que a Claudete guarda na caixa, ganham diversos prêmios.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Claudete Troiano explicou, em uma recente entrevista, que o programa nasceu de uma série homônima, gravada por ela na Rede Aparecida, e que nunca chegou a ir ao ar. Na série de 14 episódios, gravados em apenas 4 dias, Claudete gravou diversas receitas relacionadas com a Bíblia e com História de Fé dos devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Segundo ela, quando a TV Aparecida anunciou o lançamento, houve uma repercussão tão grande e positiva, que os diretores da Rede optaram por um programa ao vivo. Após 20 dias, a apresentadora dava o seu primeiro "boa tarde" na TV Aparecida. [4]

O projeto agradou muito à direção da TV, e a partir dele acabou nascendo o novo programa, que seria um dos maiores sucessos da emissora.

Programa Especial de 1 ano[editar | editar código-fonte]

Para comemorar o primeiro ano do Programa, foi preparada uma edição especial, transmitida ao vivo, direto do auditório da TV Aparecida. A data escolhida foi o dia 26 de março de 2015.[5] Na platéia, cerca de 800 pessoas participaram e interagiram com a apresentadora, que recebeu diversos artistas e foi homenageada por muitos famosos, entre eles, o cantor Daniel (cantor).

Audiência[editar | editar código-fonte]

Nas primeiras semanas de exibição do programa, a Rede Aparecida registrou um aumento de 51% em sua audiência. Normalmente, no horário de exibição, a emissora vence as suas principais concorrentes, a TV Canção Nova e a Rede Vida. [6]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Em HDTV dia 08 de setembro de 2015.
  2. Programa Santa Receita, Dados sobre o programa.
  3. Claudete Troiano estreou na Rede Aparecida, Notícia sobre a estreia de Claudete Troiano na emissora.
  4. Claudete Troiano fala sobre novo Programa na Rede Aparecida, Entrevista com Claudete Troiano no Portal IG.
  5. Claudete Troiano convida a todos para a festa de 1 ano, Preparativos para a Festa de 1 ano do programa
  6. Audiência Santa Receita