Sapium sebiferum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaSapium sebiferum
Sapium sebiferum

Sapium sebiferum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Euphorbiaceae
Género: Sapium
Espécie: Sapium sebiferum

Sapium sebiferum (vulgo pau-de-sebo),[1] da família Euphorbiaceae, é uma árvore nativa da China, Formosa e Japão introduzida durante o século XVIII nos Estados Unidos. Nestas regiões, a capa cerosa das sementes é usada para a fabricação de velas, sabão, roupas e combustível e suas folhas, na medicina fitoterápica.[2]

O pau-de-sebo pode ser utilizado para a produção de biodiesel, sendo considerada a terceira planta mais produtiva de óleo do mundo, após o dendezeiro e as algas.[carece de fontes?] A seiva da planta e as folhas são tóxicas para os humanos e animais.[3][4]

A extração da cera das sementes se dá através da imersão destas em água quente, o que faz com que a cera emerja à superfície, podendo assim ser coletada. A cera pode ser utilizada como substituto para o azeite vegetal na cozinha. O néctar é utilizado pelas abelhas para a produção de mel. O mel não é de alta qualidade, porém é produzido e vendido durante a época estéril do ano, quando a maioria das outras plantas não estão florindo. Os demais produtos derivados da planta são tóxicos e não devem ser consumidos.

O pau-de-sebo é uma árvore ornamental, de crescimento rápido, excelente como barreira visual. No outono, suas folhas adquirem uma multiciplicidade de cores que, pela beleza, rivalizam com as demais plantas e contribuem para a sua popularidade.[5]

Referências

  1. A Portuguese-English dictionary, pág. 472. James Lumpkin Taylor, Priscilla Clark Martin. Stanford University Press, 1970. ISBN 9780804704809
  2. «CHINESE TALLOW TREE» (PDf). Plant Guide (em inglês). Natural Resources Conservation Service - United States Department of Agriculture. Consultado em 06 de abril de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Triadica sebifera (L.) Small/Chinese tallow». PLANTS database (em inglês). Natural Resources Conservation Service - United States Department of Agriculture. Consultado em 06 de abril de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Chinese Tallowtree (Triadica sebifera)». Pollen Library (em inglês). IMS Health Incorporated. Consultado em 06 de abril de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Chinese tallow» (em inglês). Center for Aquatic and Invasive Plants - University of Florida. Consultado em 06 de abril de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Malpighiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.